Roteiros Nacionais

Paraíba, sim, senhor!

22/04/2017
A Paraíba tem aventura e diversão, com cenários desafiadores, registros pré-históricos, arte rupestre e relíquias arquitetônicas. O litoral do Estado está entre os mais belos do Brasil, com praias de areia fina, mar calmo e águas em tom de azul, coqueirais, falésias, piscinas naturais e dunas. O interior faz parte do sertão do Nordeste, onde predomina a caatinga. O estado tem também trilhas de fé pelos caminhos do interior e festejos juninos dos mais populares do Brasil. Um convite para ser seu próximo destino.
 
A capital, João Pessoa, é uma cidade bem organizada, arborizada e a terceira cidade mais antiga do país, fundada em 1.585. A praia de Ponta do Seixas é o ponto extremo leste da América continental, onde o Sol nasce primeiro. Uma boa caminhada pelo seu centro histórico revela belos conjuntos arquitetônicos, como a Igreja Nossa Senhora do Carmo, do século 18, e o Casarão de Azulejos, de fachada revestida de cerâmica portuguesa. Outra atração é o Centro Cultural São Francisco, complexo histórico com igreja e capela em estilo barroco, dois museus, fonte e um relógio de sol. 
 
Os sabores da culinária paraibana dependem da região: no litoral, pratos com peixes, camarões, caranguejos e lagostas são as grandes estrelas. Já no interior a carne de sol, a carne de bode e a galinha a cabidela são os mais requisitados.
 
Agreste, Cariri e Sertão
E a Paraíba tem outras surpresas para quem se prontifica a se afastar de seu litoral, caso do Parque Estadual Pedra da Boca e suas gigantescas formações rochosas, perto da divisa com o Rio Grande do Norte, e o Vale dos Dinossauros, no município de Sousa, um sítio paleontológico com pegadas fossilizadas de animas pré-históricos. Os municípios do Agreste, Cariri e Sertão ainda oferecem opções no turismo religioso. Outra boa pedida é passear pelos engenhos da região e apreciar as delícias derivadas da cana-de-açúcar. 

Litoral
É no município de Conde, pouco mais de 20 km ao sul de João Pessoa, que ficam duas das mais belas praias do litoral paraibano: Coqueirinho e Tambaba, nesta última a prática do naturismo é oficializada. Na Baía da Traição, vila de pescadores quase 90 km ao norte da capital, ainda há povoados indígenas, que podem ser visitados com a autorização da Funai. A aldeia de São Miguel, a mais próxima do centro da Baía da Traição, é alcançada numa caminhada de menos de meia hora, passando por uma paisagem de pastos, árvores e uma pequena ponte sobre o Rio Sinimbu. Mas as atrações do litoral paraibano não são apenas sol e mar. Os sítios e monumentos históricos garantem passeios inesquecíveis pelo passado das cidades litorâneas.
 
Festejos Juninos
Em junho, a Paraíba se veste de alegria para homenagear os santos mais populares do nordeste brasileiro: Santo Antônio, São João e São Pedro. Desde a capital, passando por Campina Grande, que faz “O maior São João do Mundo”, até o mais distante rincão do estado, tem forró na rua, baião no salão, xaxado por todo lado, animados pelos tradicionais trios de forró, formados por zabumba, triângulo e sanfona. Campina Grande está entre o sertão e o agreste, a 130 km de João Pessoa.