Comportamento

6 hobbies para começar nesta segunda-feira

24/04/2017
6 hobbies para começar nesta segunda-feira | Jornal da Orla
Quando pensamos em melhorar o nosso dia a dia no trabalho pensamos em nos organizarmos melhor, dividir o tempo e sugerir melhorias para o RH da empresa. Isso tudo também são dicas valiosas, porém há alguns hobbies que o indivíduo pode adquirir fora do ambiente de trabalho que fazem a diferença na rotina. 
 
Manter hobbies ajuda um desempenho melhor no trabalho. É o que garante as empresárias Ana Gomes e Lívia Mangini, da agência Magnólia Comunicação, que implantaram uma gestão horizontal e incentivam seus colaboradores a seguirem uma lista com seis atividades. Elas já sentem no clima organizacional os frutos desse incentivo.
 
Confira seis hobbies para você começar já:
1. Leia antes de dormir
Esse conselho parece clichê, porém estamos em uma era em que as pessoas estão lendo livros cada vez menos. O mais importante é criar o hábito da leitura. Você pode começar com 20 minutos por dia e ir aumentando conforme passar as semanas. O mais bacana dessa dica é que você não precisa ler necessariamente livros que tenham haver com a sua profissão. Leia o que lhe agrade. Vale consultar as listas na internet de livros para ler antes de morrer, dicas de amigos, enfim uma obra que lhe desperte a atenção na livraria. Ideias nascem da onde menos esperamos e muitas delas são frutos de leituras despretensiosas, porém para quem tem a rotina da leitura. Inclua este hábito na sua lista diária. 
 
2. Cozinhe
Daí você deve estar pensando: O que tem haver a cozinha com o meu dia a dia no trabalho? Muita coisa! Cozinhar desperta habilidades que você pode incluir na sua rotina profissional: estratégia, escolhas de itens em conta e com qualidade, e cumprimento de tempo. Essa iniciativa pode refletir em seus hábitos no dia a dia.
 
3. Tenha contato com crianças
Pessoas felizes no trabalho geralmente são as mais criativas e criatividade nasce de inspirações. Crianças são os seres mais livres no que tange a expor ideias. Logo, o contato com elas rende descontração dos nossos músculos e das nossas ideias enraizadas. Gerando dessa forma: inspirações. Converse, brinque e dialogue com os pequenos.
 
4. Ouça música 
Caso o seu trabalho não permita essa ação, ouça música no trajeto ao trabalho, ao tomar banho, enfim sempre que puder. A música influencia na forma como percebemos o passar do tempo. Assim, ela te faz ser mais produtivo e desperta cognições. Com mais produtividade você consegue ter mais foco e trabalhar melhor e mais feliz. 
 
5. Pratique um esporte 
Pode ser desde artes marciais a natação. O que importa é manter o corpo em movimento por pelo menos 30 minutos por dia. O esporte diminui a ansiedade e alivia as tensões do dia a dia. A liberação de endorfina nos faz se sentir mais “leves” diante das dificuldades da vida e nos faz enxergar possibilidades que outrora não enxergávamos.
 
6. Dê risada
Com os amigos, com uma série/filme de sua preferência, com colegas trabalho, enfim o que vale é descontrair. As melhores ideias acontecem quando estamos relaxados e já foi comprovado que rir libera endorfina, inibe os hormônios do stress e combate infecções.