Notícias

Vai viajar de carro com as crianças neste feriado? Não esqueça a cadeirinha!

28/04/2017
Se você vai pegar a estrada neste feriado com toda a família e tem crianças com até 7,5 anos de idade, não se esqueça de separar os equipamentos de segurança para transportá-las. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para a importância do uso adequado das chamadas cadeirinhas de acordo com a faixa etária, o que tornará o passeio muito mais seguro para os pequenos.

O uso da cadeirinha pode reduzir e muito os riscos de ferimentos graves em casos de batida ou freada repentina do veículo, pois limita o deslocamento do corpo da criança.

Tipo de equipamento por idade
Toda criança com até 10 anos de idade precisa ser transportada no banco traseiro, usando o cinto de segurança. Quem tem até 7,5 anos de idade deve, obrigatoriamente, estar acomodado em dispositivo adequado:

Faixa etária – Equipamento necessário
0 a 12 meses – bebê conforto ou conversível
1,1 a 4 anos – cadeirinha
4,1 a 7,5 anos – assento de elevação
7,6 a 10 anos – cinto individual de segurança do próprio banco traseiro

Os equipamentos são comercializados de acordo com o limite de peso e a idade da criança. Por isso, o ideal é que, antes de comprar, os pais coloquem a criança na cadeirinha e fixe-a com o cinto do próprio acessório, para ter certeza de que está adequado para ela.

Outro aspecto importante é seguir as recomendações do fabricante na hora de fixar a cadeirinha ao veículo. Uma fixação mal feita pode prejudicar a proteção da criança. A partir de 2018, isso vai ficar mais fácil, pois uma parte dos automóveis será comercializada com um sistema de fixação de cadeirinhas mais prático, o Isofix. Em 2020, todos os modelos deverão sair de fábrica com esse padrão.