Notícias

A quem interessa a baderna?

29/04/2017
Cenas de baderna foram registradas mais uma vez no Brasil durante a chamada “greve geral” de protesto contra as reformas propostas pelo governo Temer. Não resta dúvida de que falta legitimidade e, principalmente, autoridade moral ao atual presidente para comandar as reformas. Michel Temer, vale lembrar, se aposentou aos 55 anos com proventos de fazer inveja a cidadãos de primeiro mundo, mas ele só está no poder porque foi indicado vice de Dilma duas vezes pelo mesmo grupo que hoje comanda os protestos.
 
É evidente, também, que as reformas são necessárias para impedir que o Brasil quebre de vez e se transforme numa nova Venezuela. O problema é que as mudanças propostas para a Previdência não acabam com os privilégios e punem apenas o cidadão comum. As castas que habitam os três poderes vão continuar surfando em mar de almirante, apesar da tempestade que aflige milhões de brasileiros.
 
O Brasil está caminhando para o abismo porque se transformou num imenso deserto de homens e ideias, uma frase do político e diplomada Oswaldo Aranha que explica com perfeição a nossa tragédia. Cada grupo defende seus interesses e que se dane o país.
 
As verdadeiras mudanças não serão realizadas por Temer, nem por seu sucessor, seja ele quem for, porque o eleitorado, em sua grande maioria, não aceita mais medidas amargas e quem tem privilégios não abre mão deles.
 
Não é preciso ter bola de cristal para saber que será eleito presidente da República em 2018 não o candidato que apresentar as melhores propostas, mas aquele que tiver a capacidade de mentir mais e melhor. A tragédia brasileira parece não ter fim.
A quem interessa a baderna? Ela interessa a quem quer o poder para se locupletar. Esse filme nós já vimos.