Esportes

Circuito Santos de Surf: segunda etapa abre inscrições nesta terça-feira

08/05/2017
Com o período de espera pelas melhores condições de ondas definido entre 3 e 11 de junho, a 2ª etapa do Circuito Santos de Surf 2017 abre as inscrições nesta terça-feira (8). Os atletas devem garantir participação até sexta-feira, no Centro de Treinamento Municipal Santos de Surf, no Quebra-Mar, das 15h30 às 17h. Podem participar atletas residentes ou radicados em Santos e que estiverem em dia com a taxa de filiação da Associação Santos de Surf (ASS).

Cada competidor filiado poderá se inscrever, gratuitamente, em uma única categoria e de acordo com sua idade. Em disputa a petit (10 anos para baixo), a estreante (sub12), a iniciante (no máximo 14 anos), a mirim (até 16 anos), a júnior e a feminina (ambas com limite de 18 anos). As vagas remanescentes serão preenchidas por indicações de associações de surf da região.

Com patrocínio da Savanah Steak House e Mavimar Transportes, Despachos e Serviços Ltda, via Promifae, o Circuito teve a etapa inicial no dia 2 de abril, e o grande destaque foi Vinicius Ponchet, com as vitórias na júnior e na mirim. Também comemoraram os primeiros lugares Yuri Beltrão, na iniciante e Roberto Alves, na estreante, além de Daniel Duarte, de Bertioga, na petit, e Rafaella Teixeira, de São Sebastião, na feminina.

Assim como Vinicius Ponchet, Yuri e Robertinho chegaram a duas decisões, ficando em quarto na mirim e na iniciante, respectivamente. Já Renan Rodrigues foi o terceiro na iniciante e o segundo na mirim, superado por Ponchet no último minuto. Cada vencedor recebeu da Savanah Steak House um voucher de R$ 150,00 para consumo no restaurante santista.

Além da nova geração, o evento contou com uma bateria demonstração dos veteranos do Clube Pioneiros do Litoral Paulista, como forma de integrar as gerações e servirem de exemplo. O vice-presidente da Associação Santos de Surf (ASS), Mauro Rabellé, destaca que o objetivo do Circuito é resgatar a força do surf santista, trabalhando as categorias de base.

“Queremos atrair, cada vez mais, jovens talentos, com uma competição de alto nível, para que eles sejam revelados, formados, preparados. A prioridade é sempre para atletas de Santos, mas temos a participação de outras cidades para um intercâmbio e evolução”, afirma o experiente juiz de surf e também head judge da World Surf League (WSL) no Circuito Mundial de Longboard.

No total, o Circuito Santos de Surf 2017 terá três etapas, todas no Quebra-Mar, com um dia de disputa e sempre com período de espera. A organização monitora as previsões e informa os competidores com 48 horas de antecedência. “É um formato que já vem dando certo há anos”, reforça Rabellé.