Notícias

Saúde dental e medicamentos

06/05/2017
A saúde humana precisa ser vista de forma integrada, holística. Isso significa entender que o organismo reage em todas as suas particularidades. Hábitos de vida também modificam a saúde bucal, incluindo-se o uso de medicamentos para outras finalidades. Desde os anos de 1960 é sabida a influência da tetraciclina na cor e na saúde dos dentes. Estudos atuais têm mostrado que nem todos os antibióticos classificados como semelhantes à tetraciclina promovem o mesmo efeito, como é o caso da doxiciclina.

Mas outros medicamentos também podem apresentar danos aos dentes, como o uso de bifosfonatos no controle da osteoporose em idosos. Esses medicamentos diminuem a reabsorção óssea e melhoram de forma significativa a qualidade de vida, reduzindo fraturas e dores. Porém, em algumas pessoas, o uso desses medicamentos pode provocar osteonecrose do maxilar, por mecanismos ainda não totalmente esclarecidos. Com isso, o uso continuado do medicamento também indica assistência periódica do dentista.

Mas não são apenas esses medicamentos que podem comprometer a saúde bucal. O salbutamol usado no controle da asma pode causar erosão do esmalte do dente, principalmente os da primeira dentição (dentes-de-leite). Esses dentes, para os quais não se dava muita importância, sabe-se, hoje, que são importantes para a saúde bucal futura.

A metformina é um medicamento com efeitos antidiabéticos, é bastante seguro e muito usado, sendo de primeira escolha no caso de diabetes. Porém, é um medicamento também indicado para a Síndrome de Ovário Policístico. Além disso, apesar de não ter essa finalidade, é usado para o emagrecimento. No entanto, pesquisas demonstram que, em não diabéticos, o uso da metformina pode comprometer a inserção óssea dos dentes.

Os inibidores da bomba protônica, como o omeprazol e outros, podem ter efeito negativo na taxa de renovação óssea comprometendo o implante ósseo do dente. O osso, como órgão vivo, está em constante renovação pela ação de células que reabsorvem parte do osso velho enquanto que, simultaneamente, fazem a reposição de osso renovado. Essa classe de medicamentos faz com que a reabsorção supere a reposição. Diminuindo a densidade óssea compromete a saúde dental, bem como podendo causar osteoporose.

Assim como esses exemplos, outros poderiam ser apresentados, como os corticoides, paracetamol, levotiroxina, etc. O importante é que haja um diálogo entre o dentista, médico e paciente, analisando-se os riscos e benefícios de cada terapêutica, exigindo-se, assim, um bom acompanhamento odontológico.

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.