TV em Transe

Zé Pequeno e nossos delitos diários

11/05/2017
Após uma séria crise de audiência durante a temporada de 2016, o humorístico voltou a crescer este ano. Em abril a média foi de 5,2 pontos, o que se deve, principalmente, ao quadro “Zé Pequeno do Consumidor”.
 
O programa resgatou o ator Leandro Firmino e o emblemático personagem vivido por ele no filme “Cidade de Deus”.
 
Vacilões- A figura entra em ação quando pessoas são flagradas em atitudes condenáveis na rua, do tipo desrespeitar idosos, desobedecer às leis de trânsito, assediar mulheres, jogar lixo em vias públicas e outras práticas que fazem de nós um povo extremamente educado. Então, Zé Pequeno aparece e solta o verbo pra cima do “vacilão”.
 
Armação?- Há quem suspeite ser o quadro uma armação. Até o momento, por exemplo, nenhuma das pessoas interpeladas pelo personagem se voltou contra ele ou partiu para um confronto. Pode até ser, afinal na tevê não podemos acreditar piamente em nada. Firmino já afirmou que as situações são reais, enfatizando que a maior dificuldade é justamente não saber qual será a reação das pessoas.
 
Fica a dica- De qualquer forma, o “Zé Pequenos do Consumidor” vale por escancarar e repreender os pequenos delitos que cometemos (e/ou presenciamos)   no nosso dia-a-dia. 

Enfim! – Finalmente a Rede Globo promoveu a estreia do “Conversa com Pedro Bial”. Era de se esperar convidados de peso neste início, o que tem acontecido, até por conta da forte concorrência no horário. Mas há uma diferença básica: enquanto Danilo Gentili e Fábio Porchat são humoristas, Bial é jornalista – e não se dá muito bem quando tenta fazer graça. Dessa maneira fica difícil comparar os talk shows, pois a pegada é outra. Assim como não há termos de comparação entre Bial e seu antecessor, Jô Soares.
 
Ligação – Aproveitando a chegada de mais um concorrente, Fábio Porchat teve uma grande sacada. Gravando seu programa, ligou para Bial para lhe desejar boa sorte. O papo durou alguns minutos e rendeu um convite para o contratado da Record visitar o “Conversa”. “Mas como vai ser? Você vai concorrer comigo, Pedro? Não sei se dou boa sorte ou se eu falo ‘acaba amanhã’. Eu tô na dúvida… Vamos fazer o seguinte: você rouba a audiência do Danilo e eu continuo com a minha”, respondeu Porchat.