Baixada Santista

Guarujá inicia campanha contra a exploração sexual infantil

11/05/2017
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Guarujá realizou nesta quarta-feira (10), uma oficina e também uma roda de conversa com adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas. A iniciativa integra um conjunto de ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na quinta-feira (18).

O equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social atua na orientação e apoio especializado e contínuo, aos indivíduos e famílias com seus direitos violados, tais como violência doméstica, erradicação do trabalho infantil, medidas sócio-educativas.

“Temos diversos serviços que intervém no processo de violação de direitos. Desde o dia 25 de abril acontecem grupos e oficinas com crianças, adolescentes e famílias para promover a reflexão acerca da exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressaltou a coordenadora do Creas, Márcia Estela de Sá.

A programação continua na próxima semana. No dia 18 de maio, o Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Tejereba), recebe às 8h30, palestra para profissionais da rede de atenção psicossocial, ministrada pelo psicólogo José Carlos Bimbatti. Ele vai falar sobre a rede de serviços que trata sobre o combate a exploração sexual.

Já no dia 19 (sexta), às 9h, acontece uma caminhada, com saída do Creas (Rua Washington, 700 – Centro), seguindo pelas ruas do Centro e término na Praça das Bandeiras. Participarão da iniciativa, escolas municipais, estaduais e particulares, além das casas abrigo e casa inclusiva. Durante a caminhada serão apresentados os cartazes, faixas e materiais produzidos nas oficinas.

No dia 25, às 9h, será realizada uma roda de conversa no Centro Profissional de Formação – Camp Guarujá (Avenida Adriano Dias dos Santos, 700 – Jardim Boa Esperança). O evento tem parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vicente de Carvalho e terá como tema: “Ampliação das discussões da Exploração Sexual de Crianças e Adolescente”.

Para fechar as atividades, no dia 29, às 14h, a roda de conversa será no Centro de Referência da Juventude (Alameda Duartina, s/n – Vila Áurea) sobre: “A Exploração Sexual da População Jovem LGBT”.

Os quatros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS ) do Município  também  estão com programações ao longo desse mês, alusivas ao tema.