Notícias

A alma da casa é a cozinha!

13/05/2017
Há quem considere a cozinha como a alma da casa, afinal, quem ama cozinhar passa bom tempo do dia nela. Mas, com apartamentos cada vez menores, decorar este cantinho pode ser um verdadeiro desafio. É neste momento que optar por integrar os ambientes pode ser uma saída inteligente e muito moderna! Conversamos com a arquiteta Valeria Falcoski Loureiro, que dá várias dicas para transformar a sua cozinha pequena em um espaço lindo e funcional.

Primeiro passo
Valéria explica que o primeiro passo é escolher bem os materiais, eletrodomésticos mais adequados e o posicionamento ideal de cada componente na cozinha. É por isso que, em alguns casos, a contratação de um especialista se faz mais do que necessária. O arquiteto vai “desenvolver um projeto que atenda as necessidades do cliente e seja o mais funcional possível, pois cada cantinho é precioso quando falamos de otimização do espaço”, indica.

Eletrodomésticos no lugar certo
Para a escolha dos móveis e eletros, diz Valéria, é importante considerar a funcionalidade, a qualidade e o design dos produtos. “O tamanho dos eletros merece uma atenção especial, para não comprometer o espaço. O cooktop no lugar do fogão trouxe uma melhor utilização da bancada. Além disso, o forno passou para uma posição mais alta dentro de uma torre junto com o micro-ondas, tornando a cozinha mais prática e segura. A coifa também ganhou lugar de destaque com seus designs inovadores”.

Planejar é uma boa opção
“A cozinha planejada é sempre uma boa opção, principalmente, pela diversidade de materiais e acabamentos, e por estar sempre atualizada com os lançamentos e novidades do mercado. A escolha pelo planejado também acontece pela possibilidade do cliente visualizar na loja como vai ficar seu projeto”. A arquiteta explica que a marcenaria possibilita um resultado mais personalizado, “desde que acompanhado por um profissional da área”.

Harmonizando a iluminação
A iluminação é sempre um item importante na decoração. Nos espaços integrados, é fundamental existir harmonia entre a iluminação funcional e a decorativa. “Uma deve completar a outra. As lâmpadas de LED são, atualmente, as mais recomendadas, pois além de serem mais econômicas, elas não esquentam”, alerta Valéria.

O piso deve ser o mesmo?
Segundo Valéria, o piso da sala e cozinha integradas, em regra, não precisa ser o mesmo. Porém, traz a sensação de continuidade. “Muitas vezes, em espaços muito pequenos usamos um revestimento de mesmo tipo e cor, porém com tamanhos diferentes”, conclui.
Serviço: Valéria Falcoski Loureiro – arquiteta. Tel.: 3224-5410