Destinos no Exterior

Ferrovia Transiberiana, a estrada de ferro mais longa e famosa do mundo

13/05/2017
Uma das mais impressionantes experiências de viagem, a Ferrovia Transiberiana é a estrada de ferro mais longa e famosa do mundo, com quase dez mil km de extensão, equivalente a um quarto da extensão da circunferência da Terra. A ferrovia atravessa 7 fusos horários, três países (Rússia, Mongólia e China) e dois continentes (Europa e Ásia). Para embarcar em seus vagões, é preciso dispor de tempo, dinheiro e um bom senso de aventura. 
 
O ramal principal de Moscou à distante Vladivostok, próximo às fronteiras da China e da Coréia do Norte, dá acesso a linhas regionais por onde passam trens com destinos a Mongólia, Pequim e Pyongyang, capital da Coréia do Norte. Segundo o site da Russian Railways, companhia que opera o trecho, a viagem dura 143 horas (6 a 7 dias, em média).
 
Obra monumental
A Ferrovia Transiberiana é uma obra monumental da engenharia. A ideia de uma ferrovia na região surgiu, no século 19, como alternativa para driblar as longas distâncias do território russo, de dimensões continentais com mais de 17 milhões de km², considerado o maior país do mundo. Milhares de operários trabalharam em condições extremas para construí-la. Praticamente todo o trabalho foi executado de forma manual e com o uso de ferramentas primitivas, como machado. A construção da Linha Transiberiana durou de 1891 a 1916, mas o processo de eletrificação só ficaria pronto quase 90 anos depois, em 2002.
 
Imersão na paisagem e cultura russas
A aventura pelo interior da Rússia cruza a taiga siberiana e as pradarias do Tartaristão. Pelo caminho, paisagens deslumbrantes e cidades singulares. No inverno, as temperaturas médias caem muitos graus abaixo de zero. 
 
A estrada cruza o Rio Volga, o mais comprido da Europa, com 3.690 km, e passa pelo Lago Baikal, o maior e mais profundo lago do planeta, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. 
 
Durante grande parte do trajeto, a paisagem ao longo da ferrovia é deslumbrante: as colinas com florestas de taiga cobertas de neve se espalham para até onde a vista alcança. Nas paradas mais longas, é possível saltar para comprar alguma coisa nas estações e aproveitar para sentir na pele, por alguns minutos, o frio que muitas vezes ultrapassa os 30ºC negativos. Dentro do trem, na convivência com outros passageiros, é possível sentir o lado mais humano da experiência.
 
Vladivostok abriga o quartel-general da frota de submarinos russos do Pacífico. É considerada a região militar mais protegida do país depois de Moscou. Novosibirsk, a capital da Sibéria, é dona de um dos zoológicos mais espetaculares do mundo e do impressionante Museu da Ferrovia Transiberiana, que exibe vagões e locomotivas de todas as épocas. Kazan, na antiga República do Tartaristão, à beira do Rio Volga, mescla elementos da Rússia ortodoxa com a cultura islâmica e tem a maior e mais bela mesquita da Europa.