Notícias

Campanha conscientiza sobre a pré-eclâmpsia

17/05/2017
Apesar da gravidade, a Pré-Eclâmpsia recebe menos atenção do que outras doenças, como o câncer, por exemplo. Só no Brasil há mais de 10 registros diários dela, fazendo da condição a maior causa de óbito entre gestantes – um a cada 20 horas.

O site Mãe que Ama – MAMA quer mudar essas estatísticas através da campanhas #VidasReais. Durante todo o mês de maio, posts, artigos e entrevistas com especialistas, depoimentos de mulheres que passaram pela experiência, entre outras ações, serão divulgadas, visando um conhecimento e conscientização maior por parte da população.

Pré-eclâmpsia
Os especialistas não têm a resposta sobre o que causa a pré-eclâmpsia, só sugerem que ela começa na placenta – órgão que nutre o feto durante a gestação. Ela também é conhecida pela alcunha de Toxemia e é considerada uma DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez). A gestante a desenvolve a partir da 20ª semana quando se encontra com pressão alta. O Ministério da Saúde adverte que hipertensão é responsável por 13,8% das mortes maternas no Brasil; a maior causadora de óbitos durante a gravidez no país!