Coluna Dois

Libertadores: emocionante e surpreendente

20/05/2017
A fase de grupos da Libertadores vai chegando ao final. A competição é a mais importante da temporada para todos os clubes que se classificam para ela. E conserva, ao lado desse charme, todas as características que constituem essa aura. Estádios complicados, torcidas apaixonadas, disputas em que o contato físico e o empenho anulam muitas vezes a superioridade técnica de uma equipe sobre a outra, arbitragens cucarachas, jogos na altitude…

O torcedor do Santos, que começou a semana triste e preocupado com a estreia do time no Brasileiro, com derrota para o Fluminense, teve uma compensação na quarta-feira. O time se mostrou guerreiro. Começou o jogo muito prejudicado pelo árbitro num pênalti não marcado que custou um cartão amarelo a Bruno Henrique por reclamação. Lucas Lima recebeu uma entrada muito violenta que provocou um corte na perna dele. O jogo ficou tenso e Bruno Henrique tomou o segundo cartão, e foi expulso. Com um a menos, na altitude e tomando um gol no final do primeiro tempo, o time santista se reequilibrou emocionalmente e empatou no segundo tempo numa jogada emblemática: criação de Lucas Lima que voltou a jogar bem e conclusão de Vítor Bueno, que voltou a fazer gols. O resultado deve dar uma injeção de confiança ao time. Se conseguir organizar a zaga, o Peixe, único brasileiro invicto na competição, tem condições de chegar ao título.

O Flamengo foi eliminado. A análise dessa tragédia rubro-negra está logo abaixo.

O Palmeiras vinha sofrendo com vitórias dificílimas em que não conseguia impor a sua superioridade técnica, mas mostrando muita garra. Mesmo com a classificação bem encaminhada para a última rodada, trocou de treinador.

O Botafogo, apesar de uma derrota em casa para o surpreendente Barcelona, está classificado e vai dar muito trabalho para o próximo adversário na fase de mata-mata. O time tem cara de Libertadores.

O Grêmio desde sempre tem essa cara e também está praticamente classificado.

A novata Chape chega com chances na última rodada mas tem o problema da escalação apontada como irregular de um zagueiro. Vai depender também do tribunal.

Já classificado, o Atlético Paranaense entra nas oitavas fortalecido pela classificação em um grupo muito difícil, ao lado do San Lorenzo, time do Papa e campeão de 2104.

E finalmente o Galo. Também já classificado antes da última rodada, o Atlético Mineiro deve terminar a fase de grupos com  a melhor campanha da Libertadores e entra na segunda fase como um dos grandes favoritos. Mas sempre é bom lembrar que disputou um grupo muito fraco, ao contrário do Botafogo e do Furacão.
    
Aquela velha história
O técnico Tite anunciou a convocação da Seleção Brasileira para os amistosos na Austrália contra os donos da casa e a Argentina, nos dias 09 e 13 de junho. O filme é repetido: jogadores vão desfalcar os clubes em três rodadas do Brasileirão. O goleiro Weverton, do Atlético/PR; Rodrigo Caio, do São Paulo; Fagner e Rodriguinho, do Corinthians; Lucas Lima, do Santos; Diego Souza, do Sport. Até quando a CBF vai prejudicar o próprio produto e seus times?

Agora vai?
A Seleção Argentina pode vislumbrar um bom futuro. Jorge Sampaoli, depois de bom trabalho no Sevilla, aceitou o cargo. Mesmo com bons jogadores (a exemplo do que acontecia com o Brasil), nenhum treinador conseguiu dar padrão de jogo ao time desde a final da Copa do Mundo em 2014, dirigida por Alejandro Sabella. Tata Martino e Edgardo Bauza fracassaram no comando. Hoje a Argentina está em 5o lugar nas Eliminatórias e disputaria a repescagem.

Lista de vexames
Flamengo eliminado na fase de grupos da Libertadores não é novidade. Essa foi a quarta vez que o time de maior torcida do Brasil passou essa vergonha. Em 2002, foi lanterna de um grupo com Once Caldas, U. Católica e Olímpia. Aí vieram mais três fracassos na fase de grupos: em 2012, em 2014, quando perdeu o para o inexpressivo León no Maracanã lotado e essa, de agora, no dramático jogo contra o San Lorenzo.

No páreo
Adriano de Souza, o Mineirinho, conquistou a primeira vitória brasileira na World Surf League em 2017. O surfista do Guarujá foi campeão da etapa Oi Rio Pro, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Ele bateu o australiano Adrian Buchan numa final emocionante, com reviravoltas. Agora, Mineirinho divide a segunda colocação do ranking com Jordy Smith e Owen Wright, com 24.400 pontos. O líder é o havaiano John John Florence, com 24.750. A próxima etapa será em Fiji, no início de junho.