Notícias

Dor no pé pode ser fascite plantar

20/05/2017
Fortes dores na sola do pé ao dar os primeiros passos pela manhã, após ficar em pé por muito tempo, ao subir escadas e após atividades físicas intensas. O quadro é característico de fascite plantar, uma das patologias mais comuns que acometem os pés. A inflamação afeta a fáscia plantar, um tecido conjuntivo que se estende da base do calcanhar por toda planta do pé.

Embora ainda não se conheça a causa exata da fascite plantar, na maioria dos casos a dor forte é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. É a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto.

Segundo o SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor), estudos recentes têm demonstrado que a dor própria da fascite plantar pode estar associada “a uma alteração estrutural mais condizente com processos degenerativos” causados pela prática exagerada de exercícios físicos, sobrepeso ou idade. A maior parte dos casos melhora com o tempo e responde bem aos métodos de tratamento conservador. 

Fatores de risco
A doença se manifesta principalmente entre os 40 e 60 anos. Pode afetar homens e mulheres. Excesso de peso, ocupacional (ficar em pé ou caminhando por longo período), pés planos, esporão de calcâneo, corrida excessiva, encurtamento do tendão de Aquiles estão entre os fatores de risco para o problema.

Sintomas
O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia, com a caminhada.  Nada impede, porém, que ela surja em qualquer ponto da fáscia, depois de longos períodos em pé, ou depois de subir escadas ou repousado um pouco. Inchaço e vermelhidão são outros sinais de inflamação que podem estar presentes. Sem tratamento, a dor da fascite plantar pode tornar-se crônica e provocar alterações na marcha que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

Não é esporão
A fascite plantar pode ser confundida com esporão de calcâneo, pois a fáscia se estende pela mesma região do calcanhar e, após longos períodos de sobrecarga, pode causar o esporão. Mas, segundo a comunidade médica, não são a mesma coisa. Aproximadamente 10% das pessoas desenvolvem fascite plantar em algum momento da vida. Muitas vezes o Raio-X do pé ou tornozelo irá mostrar um esporão do calcâneo, que não necessariamente é doloroso.

Tratamento
Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento de estruturas, como a própria fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha. Também é recomendado usar calçado adequado (com um pequeno salto ou palmilhas) e evitar andar descalço em superfícies rígidas.