Destinos no Exterior

Enoturismo em Portugal

20/05/2017
Em reconhecimento ao seu desempenho, o sommelier do restaurante São Paulo, Ednaldo Escova, ganhou do patrão, o empresário Carlos Julião, uma viagem a Portugal para conhecer diversas vinícolas. Com a ajuda de parceiros comerciais (importadores de vinhos e produtos alimentícios como azeitonas e bacalhau), Carlinhos traçou um roteiro tão saboroso que o inspirou a ir junto na viagem, acompanhado de mais dois amigos, Maurício Carubbi e Maxwell Melo. 
 
Paisagens deslumbrantes, construções históricas, povo acolhedor, cidades tranquilas, excelente comida e, claro, vinhos para beber de joelhos. Foram mais de 2,2 mil quilômetros por terras alentejanas, em estradas margeadas por parreiras, oliveiras e sobreiros (árvore de cujo caule se extrai a cortiça das rolhas das garrafas). O relato dos viajantes dá em todos nós a vontade de também percorrer estas terras portuguesas.

Pastéis, vinho e bacalhau
Após rápida passagem por Lisboa, e uma parada obrigatória para saborear os famosos pastéis de Belém, o grupo visitou produtores da região do Alentejo: Tiago Cabaço, Cartuxa, Monte do Pintor, Herdade do Esporão, Cortes de Cima e J. Portugal.
Em seguida, foram ao Santuário de Fátima. “Agradecemos os vinhos que já havíamos bebido e os que ainda iríamos beber”, brinca Carubbi. Em Aveiro, conheceram a Sr. Bacalhau, indústria de processamento do peixe-símbolo das terras lusitanas. Foi um privilégio, conseguido graças à ajuda do empresário Luis, da Mar & Vida, importadora do produto para o Brasil, já que normalmente a empresa não oferece visitação aberta ao público em geral. “Conhecemos todo o processo de salga do bacalhau e degustamos diversas receitas feitas com o peixe”, lembra Carlos Julião.
 
O roteiro inclui ainda a passagem pela famosa Rota dos Leitões, onde saborearam um Leitão Assada à Bairrada, acompanhado de um espumante local. Pernoitaram em grande estilo, no Palace Hotel de Bussaco, um imponente castelo construído entre 1888 e 1907, pelo rei D. Carlos I. 
 
No dia seguinte, mais uma visita brindada com excelentes vinhos, no Projeto Vadio (região da Bairrada), do enólogo Luiz Patrão, onde as vinhas são no jardim de seu pai. Em seguida, foram recepcionados pelo enólogo Miguel, na Adega Silgueiros, localizada na região do Dão. Depois, em Viseu, saborearam um prato de Borrego (cordeiro jovem), acompanhado por vinhos elaboradas com a uva touriga nacional -um patrimônio português. No mesmo dia, ainda deu tempo para visitar a vinícola Quinta do Crasto, no Douro, onde participaram de um jantar harmonizado com vinhos e azeites da casa. 
 
Ainda no Douro, o grupo visitou a Quinta de La Rosa, onde fizeram mais um sacrifício e foram recepcionados com um generoso e saboroso jantar, com os ótimos vinhos da vinícola. Outra parada foi na Caves Raposeira, vinícola fundada há mais de 100 anos. “Fomos num domingo, ela foi aberta somente para nos receber, provamos espumantes robustos mas com a fluidez de um champanhe”, lembra Carubbi, que é diretor executivo da Associação Brasileira de Sommeliers – Litoral Paulista.
 
Na cidade de Lamego, conheceram o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e suas escadarias, com exatos 686 degraus. Já na região de Tras-os-Montes, próximo à cidade de Mirandela, almoçaram no restaurante Maria Rita, reconhecido pelos seus azeites e vinhos biológicos. No cardápio, pratos típicos da culinária local, como Alheira Trasmontana, Açorda de Aspargos e, evidentemente, o clássico Bacalhau à Moda.
 
Um roteiro enoturístico por Portugal não seria completo se deixasse de fora o vinho do Porto -outro patrimônio cultural daquele país. Em Vila Nova de Gaia, conheceram o processo de produção da bebida da Taylor’s e, evidentemente, degustaram-no. Para completar o dia, um delicioso café com rabanadas no imponente Café Majestic. À noite, provaram mais um prato local, a Francesinha.
Retornaram ao Brasil com muitas lembranças, a vontade de voltar e, evidentemente, muitas garrafas de vinho.