Destinos no Exterior

Sob o sol da Toscana

20/05/2017
Uma das regiões mais belas e sedutoras da Itália, a Toscana é puro encantamento. Situada abaixo de Gênova e ao norte de Roma, a Toscana reúne cidades famosas, como Florença, Siena, Pisa e Montalcino, tem paisagens bucólicas repletas de vinhedos e oliveiras, tem arte consagrada, história e tradição, expressas em palácios suntuosos e minúsculas vilas medievais cercadas de muralhas. Berço do Renascimento, é a terra dos vinhos Chianti, de Leonardo DaVinci, Michelangelo e das famílias Medici e Gucci. Um lugar que mexe com os sentidos e o paladar.
 
Gastronomia de dar água na bocaOs produtos cultivados na região inspiraram o preparo da saborosa e suculenta comida típica. Favas, tomates de paladar adocicado, ervas aromáticas, amêndoas e queijos como o pecorino, em forma de bola, são apenas alguns dos ingredientes que acompanham carnes de caça, massas, peixes e frutos do mar. Tudo, claro, acompanhado de um bom vinho. 
 
FLORENÇA – Capital da região, Florença é chamada de “o Berço do Renascimento” e foi eleita Patrimônio Mundial pela UNESCO. Por essas terras circularam mentes brilhantes como Leonardo da Vinci, Giotto, Michelangelo, Raffaello, entre outros. A cidade respira arte e cultura. Piazza del Duomo, a praça da Catedral Santa Maria del Fiore, é um dos pontos turísticos mais visitados entre as muitas atrações de Florença. As fachadas góticas da basílica e do campanário de Giotto são de uma beleza impressionante e caracterizam a riqueza e poder da Toscana nos séculos XIII e XIV.
 
Já a Piazza della Signoria tem entre suas atrações o ‘Davi’ de Michelangelo, a famosa Galleria degli Uffizi e uma galeria de esculturas a céu aberto. É a principal da cidade, localizada na parte central da Florença Medieval, onde se encontra o Palazzo Vecchio, com centenas de estátuas e obras de arte, inclusive do lado externo. 
 
A Ponte Vecchio é outro ponto imperdível. Em 1333 foi destruída por uma enchente, mas no ano 1345 foi reerguida, com um projeto desenvolvido por Taddeo Gaddi. São três arcos que sustentam a ponte, sendo que o maior mede 30 metros de diâmetro, sobre ela estão situadas lojas, joalherias e mercados deste os tempos mais remotos.
 
SIENA –  Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o grande evento é o Palio di Siena, uma corrida de cavalos à moda da Idade Média que ocorre duas vezes ano – em 2 de julho e 16 de agosto – na bela Piazza del Campo, a principal da cidade. O Duomo de Siena é outra grande atração. A igreja dedicada a Santa Maria Assunta foi construída entre 1220 e 1370 e é, sem dúvida, uma das igrejas góticas mais incríveis da Itália. Impressiona tanto por fora quanto por dentro, e nela trabalharam alguns dos maiores artistas do país, como Donatello, Pinturicchio, Lorenzo Ghiberti, Nicola Pisano e Bernini.
 
AREZZO –  Cenário do filme ‘A Vida é Bela’, de Roberto Benigni, a cidade convida para caminhar por suas ruelas com cafés, lojas de antiguidades e empórios que vendem massas e vinhos. Ali nasceram nomes famosos como Michelangelo, Francesco Petrarca, Piero della Francesca, Giorgio Vasari e o mais contemporâneo deles, Benigni. No primeiro fim de semana de cada mês a praça principal é ocupada pela Fiera Antiquaria di Arezzo, a maior e mais famosa feira de antiquários da Toscana.
 
VOLTERRA – As origens de Volterra remontam aos antigos etruscos. As muralhas etruscas ainda são visíveis, bem preservadas e cercam o centro da cidade. O coração da cidade medieval é a Piazza dei Priori com o maravilhoso Palazzo dei Priori. Sua fachada tem emblemas antigos de mármore e de cerâmica vidrada. 
 
CORTONA – A cidade ficou conhecida após ser a locação do filme “Sob o Sol da Toscana”. Uma cidadezinha medieval encantadora, com suas construções em pedra e vielas estreitas. Entre as principais atrações estão o Palazzo Comunale, Duomo di Santa Maria Assunta, Fortezza di Girifalco e Tombas Etruscas.
 
MONTEPULCIANO E MONTALCINO – Duas cidades conhecidas pelos vinhos que produzem: Brunello e Rosso di Montalcino e o Nobile e Rosso di Montepulciano. As cidades oferecem muitas enotecas, onde é possível degustar e comprar garrafas de um dos melhores vinhos produzidos na Toscana.
 
LUCCA – À primeira vista Lucca parece pequenina, mas guarda muitas preciosidades arquitetônicas em suas ruelas medievais. A cidade é cercada por 5 km de muros de pedra, construídos no século XVI. Uma das atrações é a Igreja San Michele in Foro, erguida onde havia um antigo Foro Romano. Pertinho dali fica a Casa di Puccini, hoje transformada em pequeno museu. Ali nasceu o grande compositor Giacomo Puccini e algumas das óperas mais populares do mundo, entre elas La Boheme e Turandot. Lucca também é conhecida por suas escolas de gastronomia. 
 
SAN GIMIGNANO – San Gimignano é uma das preciosidades da Toscana. A cidadela toda murada é conhecida como ‘A cidade das torres’, devido às suas 14 torres que resistiram aos séculos (mais de 70 chegaram a ser construídas por famílias rivais). Seu conjunto arquitetônico medieval, restaurado a partir do século 19, funciona como um impecável cenário para os visitantes que circulam pelos café, lojas e restaurantes de suas ruelas. Entre os edifícios de destaque está o Duomo, igreja românica do século 12 que abriga um belo acervo de obras de arte.
 
PISA – A torre inclinada, um dos símbolos mais conhecidos da Itália, fica em uma praça denominada Piazza dei Miracoli, que abrange um complexo de três construções religiosas: a igreja, o batistério a torre, que nada mais é do que um antigo campanário, feito em mármore. A praça é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Andando a pé pelas ruelas e vilas, é possível descobrir novos cenários, como a Ponte di Mezzo sobre o Rio Arno, e a Piazza dei Cavalieri com seus palácios centenários.