Simplesmente Vinho

ACausa Wine 2017, um sucesso!

20/05/2017
Enoleitores,
Na terça, dia 16, aconteceu o maior evento de vinhos da nossa região. Aqui o descrevo, ainda emocionada pela participação de tantas pessoas, enfeitando e movimentando nossa mostra; aonde a alegria, o prazer e a solidadriedade deram o tom da noite, e nos confirmaram que estamos no caminho certo!
 
Com o sentimento de agradecimento pelas parcerias, apoios e adesões, recebidos e multiplicados este ano, tento repassar um pouquinho do que foi nossa feira, nos salões do Parque Balneário Hotel, onde se acomodou numa dimensão maior do que nos anos anteriores….
 
As novidades deste ano foram a degustação de fornecedores de queijos, frios, geléias e até um azeite extra virgem de ótima qualidade produzido no Rio Grande do Sul, entre tantas delícias oferecidas em mesas muito bonitas e bem decoradas. Tivemos, concomitantemente, as três degustações dirigidas com palestrantes experientes que apresentaram as regiões de origem dos vinhos exclusivos, servidos e analisados, no decorrer da atividade. 
 
O salão Orquídea ficou repleto de pessoas que se dirigiam de mesa em mesa para conhecer e conversar com os expositores e produtores, degustando variados vinhos das mais diversas regiões produtoras do Novo e Velho Mundo.
 
A sensação desta feira foram os vinhos franceses da Borgonha, trazidos pela Anima Vinum. Entre todos cabe destacar o La Combe du Soleil, um Chardonnay produzido em Beaune, que apresentava aromas de frutas brancas e tropicais, toque mineral, na boca seco, fresco, elegante e equilibrado deixava uma boa fruta como abacaxi maduro no paladar. Os portugueses também estiveram em alta como o branco alentejano o EA, da fundação Eugenio de Almeida, o vinho de entrada do produtor do Cartuxa e Pera Manca, das castas antão vaz, arinto e roupeiro,se mostrou um vinho honesto e elegante com boa fruta e presença na boca. Dentre os tintos o Cabriz Reserva, um Dão com aromas de frutas negras, defumados e especiados, na boca seco, corpo médio, macio,  boa acidez, persistente deixando uma ameixa preta no final de boca, foi premiado com 91 pontos pela Wine Spectator, gosto muito do Esporão Reserva tinto, das castas aragonez, trincadeira, cabernet sauvignon e alicante bouschet, exalava frutas vermelhas maduras, especiarias, toque tostado, no paladar seco, acidez equilibrada, taninos finos e persistente; o Quinta dos Murças, bem comentado, um Douro originado de vinhas velhas, das uvas tinta roriz, tinta amarela, tinta barroca, touriga nacional, touriga franca e souzão formando um vinho de cor vermelho violaceo, aromas de frutas vermelhas maduras, defumado, no gustativo seco, boa acidez, taninos finos, macio, elegante e longo deixando uma boa fruta no final de boca. Não posso terminar este texto sem citar um bom espumante brasileiro, entre tantos de ótima qualidade, este ano destaco Rio Sol Grand Prestige, brut rosé, da uva syrah, de uma cor salmonada, aromas de frutos vermelhos como morangos e framboesas, toque de frutas cítricas, no paladar seco, equilibrado, fresco, e persistente este vinho ganhou a medalha Grande Ouro – 2010 no Concurso Mundial de Bruxelas.
 
Como sempre, neste dia é complicado eu escolher os bons vinhos da feira, por minha atenção estar mais voltada a muitas pessoas e situações presentes, sendo assim em breve apresentarei o Top 5, isto é, os vinhos mais votados pelo público nesta oitava edição da ACausa Wine.
 
Enoaabraços e mais uma vez muito obrigado aos que estiveram conosco fortalecendo o nosso evento! 
Uma ótima semana a todos o leitores !