Santos

Festa de Santa Sara Kali reúne ciganos em Santos

24/05/2017
A comunidade cigana se reunirá sábado (27), às 15h, no Esporte Clube Juventude para a 11ª Festa de Santa Sara Kali. A expectativa é superar o público do ano passado, quando o evento atraiu 600 pessoas. A data também marca o Dia Nacional dos Ciganos.

Haverá shows, danças típicas, consulta a oráculo, venda de artigos ciganos e praça de alimentação. Às 18h30 o padre Francisco Pelanha celebra missa na Igreja São João Batista, na Nova Cintra.

A festa é organizada pelo Grupo de Mulheres Ciganas Tsara Romai, com apoio da Prefeitura de Santos.

Segundo a matriarca do Grupo Tsara Romai, Imar Lopes, a Cidade tem cerca de 2.500 ciganos, entre descendentes, simpatizantes e devotos de Santa Sarah Kali. Na opinião do diretor do Consulado Cigano no Brasil, Yam Lopes, a importância da festa está na celebração à padroeira dos ciganos.

A professora de dança cigana, Maria Sueli Bueno, disse que a reunião da comunidade também é importante na preservação da cultura. “A festa atrai ciganos não só da Baixada Santista, como de todo o estado e de Minas Gerais”. Rita de Cássia Vieira de Souza, do Grupo Tsara Romai, disse que a programação prevê atividades na gruta de Santa Sarah Kali, a única oficializada no Brasil.

Serviço:
Local: Esporte Clube Juventude
Endereço: Rua Antônio Manoel de Carvalho, 1.788, Morro da Nova Cintra, em frente à Lagoa da Saudade
Horário: 15h