Notícias

Brasília: protesto termina em fogo e depredação aos Ministérios

24/05/2017
Vandalismo e confronto entre a polícia e manifestantes marcaram um protesto em Brasília nesta quarta-feira (24), organizado por centrais sindicais. Um grupo colocou fogo no Ministério da Agricultura, mas o incêndio foi controlado.

Os servidores dos ministérios receberam ordens de evacuar os prédios por volta das 15h30. A Polícia Militar atirou balas de borracha e gás lacrimogênio, enquanto manifestantes atiravam pedras e tentavam avançar em direção ao Congresso.

Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Michel Temer e criticam as reformas trabalhista e da Previdência. Às 15h50, havia cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a PM. A organização do protesto não informou o número.

Vários atos de vandalismo foram registrados ao longo da Esplanada dos Ministérios. Houve incêndio no Ministério da Agricultura. Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local e informaram que o fogo foi extinto por volta das 16h15.

Também foram danificados os prédios da Fazenda, Minas e Energia, Planejamento e Turismo, além do Museu da República e Catedral Metropolitana. Fachadas foram pichadas com palavras de ordem como “fora, Temer” e “diretas já”.

Grupos também quebraram vidraças e refletores. Pastas e documentos foram retirados dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, que dividem o mesmo prédio.