Santos

Santos lança concurso para escolher a árvore símbolo da cidade

25/05/2017
Ipê, guanandi ou aroeira? Até 4 de junho, a Prefeitura de Santos convida os santistas a escolherem a árvore símbolo da Cidade. O concurso será feito via Internet.

Entre os votantes, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) escolherá cinco munícipes para participar dos plantios, que acontecerão durante a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho.

Para isso, três espécies (ipê, guanandi e aroeira) foram pré-selecionadas por uma comissão de especialistas, formada pelo biólogo André Olmos, do Jardim Botânico Chico Mendes; pela bióloga Sandra Pivelli, do Orquidário, e pelo engenheiro agrônomo João Cirilo, chefe da Coordenadoria de Paisagismo , que levaram em conta diversos aspectos, tais como a relevância paisagísticas e botânica.

Além disso, os ipês, guanandis e as aroeiras estão presentes na arborização urbana, assim como no acervo do Orquidário e do Jardim Botânico.

Serão plantadas 100 mudas, que foram doadas pelo viveiro público da Prefeitura de Itanhaém. Todas as árvores são de espécies nativas de Mata Atlântica, seguindo o que preconiza o Plano Diretor de Arborização Urbana, em vigor desde junho de 2013.

Atualmente, Santos possui cerca de 36 mil árvores no espaço público. Nos últimos quatro anos, a Secretaria de Meio Ambiente e a Coordenadoria de Paisagismo realizaram quatro levantamentos arbóreos.

São eles: censo das árvores presentes nas praças, censo das árvores em escolas públicas, lista das espécies de importância histórico-paisagística e o primeiro catálogo de floração das principais espécies que compõem a arborização urbana.