Santos

Campanha reforça orientações para reduzir acidentes e mortes

25/05/2017
Um dos cruzamentos mais movimentados da Santos, na Avenida Ana Costa com a Rua Carvalho de Mendonça, foi ponto de partida da campanha Foca no Trânsito, deflagrada na quarta-feira (24) pela CET-Santos e o Detran-SP. No local, uma foca inflável estampava mensagem para chamar a atenção de ciclistas, pedestres, motociclistas e motoristas sobre a principal causa de mortes no trânsito no estado paulista: falha humana.

Educadores da CET reforçaram as orientações contidas no folheto informativo da campanha: não dirigir após consumo de bebida alcoólica, usar o cinto de segurança também no banco traseiro do veículo, respeitar os limites de velocidade, não usar o celular no trânsito, atravessar na faixa de segurança, não trafegar na contramão e outros cuidados.

A campanha dá sequência ao Maio Amarelo, movimento mundial por mais segurança no trânsito. Nesta quinta-feira (25), ocorre em mais dois pontos: na Praça Júlio Dantas, na Zona Noroeste, das 9h30 às 11h30, e no cruzamento das ruas João Pessoa e Braz Cubas. Sexta, na Av. Presidente Wilson com Av. Pinheiro Machado e na Av. Conselheiro Nébias com Rua Governador Pedro de Toledo, nos mesmos horários.

Atitudes corretas
Ainda quarta-feira, a ação educativa foi promovida na Praça das Bandeiras, no Gonzaga. O diretor regional do Detran, Rogério Crantschaninov, acompanhou o trabalho dos educadores e observou que a campanha se desenvolve dentro do Maio Amarelo, com base nos dados do órgão paulista indicando que 94% dos acidentes com mortes decorrem de falha humana. “É preciso que todos os envolvidos tenham consciência de que atitudes corretas podem reduzir muito essa mortalidade”.