Roteiros Nacionais

Caminhos das flores

27/05/2017

Belezas naturais, cultura, arte, história, religião, são vários os motivos que movimentam os turistas pelo mundo. E flores, também, por que não? No Brasil, cidades como Holambra e Cunha, o Estado de São Paulo, Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, e Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, são grandes produtoras de flores e plantas ornamentais, um atrativo para turistas que visitam as lavouras e movimentam a economia dos municípios.

 

Holambra, maior produtora do país

Considerada “jardim do Brasil”, Holambra concentra dois importantes títulos: maior produtora de flores do país e maior exportadora do produto para a América Latina. Localizada na região metropolitana de Campinas, a cidade preserva traços típicos da colonização holandesa, que trouxe a cultura do cultivo, produção e venda das flores. O município, que possui 15 mil habitantes, chega a receber cerca de um milhão de turistas por ano. Anualmente é realizada a Expoflora, evento que atrai 350 mil pessoas só no mês de setembro.

 

Campos de lavanda em Cunha

Em Cunha, as lavouras de lavanda são semelhantes as cultivadas no sudeste da França e inspiram turistas pela beleza, aroma e cor, que confere à vegetação um belo tom de lilás. Os visitantes vão em busca do Lavandário, que, apesar de estar em uma propriedade privada, pode ser visitado gratuitamente. No local, o turista encontra uma paisagem estonteante em meio às montanhas da Serra do Mar, e pode levar pra casa produtos locais com propriedades terapêuticas como sabonetes, buquês e iguarias gastronômicas.

 

Girassóis no Mato Grosso

Em Mato Grosso, o responsável por colocar o estado na lista dos destinos floridos é Campo Novo do Parecis. Com o título de maior produtor de girassóis do país, o município produz 29 mil toneladas da planta por ano, gerando empregos e movimentando o comércio da cidade. O turista que tem interesse em visitar os campos amarelados precisa ficar atento as datas de florada, que acontece por 10 dias durante o mês de maio.

 

Jardim da Serra Gaúcha

Para quem deseja ver as flores em temperaturas mais baixas, a recomendação é Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Repleta de espaços floridos, a cidade ficou conhecida como “Jardim da Serra Gaúcha”. No município, o turista encontra floriculturas com mais de mil variedades de plantas ornamentais e tem a oportunidade de conhecer pontos turísticos naturais como a rampa de voo livre Ninho das Águias, o Pinheiro Multissecular e o Labirinto Verde.