Notícias

Medicamento manipulado: individualização e cuidado

27/05/2017

Cada ser humano tem suas características e necessidades. É por esse motivo que, em se tratando de saúde, quanto mais personalizado e específico for o tratamento, melhor. Neste contexto entram em cena os medicamentos manipulados, que possuem, justamente, a premissa de valorizar a individualidade de cada paciente, sendo apresentado de diversas formas farmacêuticas de administração.

Especialista no assunto, a farmacêutica e proprietária da Ao Pharmacêutico, Rosângela Greghi,  explica que as vantagens dos medicamentos manipulados estão muito além do custo menor em relação aos remédios produzidos pelas grandes indústrias. "É a possibilidade de um tratamento sob medida. Está provado em estudos que, em algumas especialidades, os manipulados aumentam a adesão ao tratamento, pois é possível associar diferentes ativos. Desta forma, uma cápsula pode substituir a quantidade de remédios diária que uma pessoa precisa tomar, por exemplo. É vantajoso, principalmente, para os idosos", alerta Rosângela.


Esta 'personalização' da manipulação se dá, também, quanto à flexibilidade das dosagens. "O medicamento manipulado só é dispensado com receita médica. Por isso, é possível fazer a quantidade necessária de medicamentos, evitando que o paciente fique com mais cápsulas do que realmente precisa. Ou seja, promove o uso racional do medicamento, sem desperdício e com economia", explica.

Cápsulas, xaropes, gomas – A manipulação permite que os medicamentos tenham sua forma de administração adaptada, conforme a necessidade de cada paciente. "Para bebês e idosos com dificuldade de deglutição de cápsulas, por exemplo, são indicados os líquidos orais. Para crianças, remédios em gotas de chocolate ou gomas podem ser interessantes", diz a farmacêutica. 
 

Segurança e qualidade

Toda a matéria prima usada em medicamentos manipulados deve passar por um rigoroso sistema para garantir a segurança dos produtos. A Ao Pharmacêutico, por exemplo, é a única farmácia da Baixada Santista que tem a ISO 9001, que certifica os padrões de qualidade. "Apesar de toda a tecnologia usada na fabricação dos manipulados desde a cotação até a finalização, este é um processo artesanal, pois as cápsulas, por exemplo, são feitas uma a uma. O cuidado é o grande diferencial", explica Rosângela.

Fundada em Santos há 34 anos, a farmácia se tornou referência em seu segmento, especialmente, pela gama de serviços e pela excelência no atendimento. "Entre os serviços que oferecemos estão orientação nutricional, orientações específicas para clientes diabéticos em nosso Diabetic Center, além de cozinha experimental com aulas de culinária. Todos gratuitos. Também criamos um verdadeiro empório em nossas unidades (25 em todo o Brasil, 9 na região), com produtos sem glúten, veganos, suplementos e nutracêuticos", conclui.