Notícias

Tempos sombrios

03/06/2017

É atribuída a Otto Von Bismarck, considerado o estadista mais importante da Alemanha no século 19, a seguinte frase: “Os cidadãos não poderiam dormir tranqüilos se soubessem como são feitas as salsichas e a leis”. Bem, nunca algo soa tão atual para o Brasil e os tristes tempos em que vivemos. A Operação Carne Fraca, mostrou a podridão de nossas salsichas, e a Lava Jato quem de fato são “as excelências” que habitam a capital da República e fazem nossas leis.

É desanimador o grau de degradação moral a que chegou o país. O presidente da República e diversos ministros investigados por vários crimes, entre os quais assaltar o erário, deputados comprados como gado por um mega empresário bandido, e tudo continua na mesma. 

Somos oficialmente uma República de Bananas e alvo de piadas pelo mundo. A série House of Cards, da Netiflix, que mostra os podres da política nos Estados Unidos, não perdoou as bandalheiras registradas por aqui e que escandalizam o planeta. “Está difícil competir”, ironizou.

Seria cômico, não fosse trágico. Já somos um país com 14 milhões de desempregados e outros tantos sem perspectivas, enquanto a classe política – com poucas exceções, naturalmente – segue assaltando os cofres públicos e debochando de uma Nação atônita.

A Justiça, que seria a última esperança, parece totalmente dominada, a serviço do status quo. Lamentavelmente o STF se transformou no paraíso de impunidade para os grandes assaltantes do país, conforme reconhecem integrantes da própria suprema corte. Juízes fazem seu papel com dignidade, mas os processos “travam” no STF.

Esse processo de impunidade só vai mudar quando as indicações para o STF forem técnicas – juízes eleitos por integrantes do Poder Judiciário -, e não por critérios políticos. Quem sabe um dia…