Notícias

Como escolher o piso ideal

10/06/2017

Porcelanatos, cerâmicas, pastilhas, laminados e vinílicos. São tantas opções que é natural surgirem dúvidas no momento de escolher o piso ideal para os ambientes da sua casa. Alguns aspectos devem ser considerados, entre eles, conceito, estilo da decoração, medidas e uso do espaço, dizem os especialistas. Os arquitetos Sabrina Campos e Anderson Almeida, da Telhanorte Conceito, separaram as características de cada piso. Confira:
 

Porcelanato
Possui uma infinidade de tipos e formatos, ideal para lugares de alto tráfego e áreas molhadas, pois apresenta alta resistência mecânica e baixíssima absorção de água. “Hoje, o mercado já oferece mão de obra especializada e grandes formatos de porcelanato, com possibilidade de aplicação até mesmo em bancadas, mesas e nichos, possibilitando uma decoração moderna e sofisticada”, diz o arquiteto.
 

Cerâmica
As peças cerâmicas são altamente resistentes, com possibilidade de aplicação em todos os ambientes da casa. “No entanto, a instalação desses produtos demanda mão de obra especializada e necessita de tempo maior para a execução da reforma”, explica a arquiteta.
 

Pastilhas 
Com diversos formatos e cores, exercem um efeito inovador na decoração de ambientes. Disponíveis em diversos materiais, como vidro, porcelana, pedra natural, aço inox e madeira, as pastilhas devem compor a decoração como detalhe, revestindo os nichos da parede. A manutenção carece de cuidados especiais, pois são peças mais delicadas.  
 

Laminados
Compostos por lâminas de madeiras em larguras e comprimentos variados, os laminados oferecem praticidade e economia. A instalação é prática e limpa, uma vez que as peças são de encaixe e utilizam apenas uma cola específica para assentamento. Este modelo não é indicado para ambientes com alta exposição solar e nas áreas molhadas da casa.

Piso Vinílico
É produzido em PVC flexível e reveste o piso do local em que será instalado. Além disso, possui espessura que facilita a instalação. “Com vantagens em comparação ao piso laminado, é naturalmente acústico, sem a necessidade de uma manta específica, além de ser um produto impermeável, ideal para espaços de convívio com crianças e animais”, comenta Almeida.