Simplesmente Vinho

Grand Tasting 2017

10/06/2017

Enoleitores,

Grand Tasting 2017 é o evento organizado pela  importadora Grand Cru em diversas capitais brasileiras para a mostra e degustação  de seus vinhos , a maioria já conhecida e inumeros aguardados pelo grande público presente. 

Fomos a São Paulo , mais precisamente no espaço Casa da Fazenda – local já tradicional, numa feira fechada só para apresentação à imprensa e pessoal ligado a enogastronomia, só no dia seguinte aconteceu aberto ao público.

Numa tarde fresca e ensolarada , num local aberto, a mostra se estendeu pelos jardins , varandas e parte interna de uma Casa Rústica , num ambiente agradável passando do final de tarde ao anoitecer,um verdadeiro acontecimento…

Iniciamos pelas mesas localizadas sob imensas árvores aonde degustamos conhecendo diversos espumantes desde nacionais , os italianos Franciacorta, que nos surpreenderam pela qualidade, até a champanhe Billecart Salmon , que certamente agrada a todos ! 

Seguimos para os brancos e rosés e descobrimos  muitas boas revelações , principalmente nos brancos de corpo médio e estruturados .

Na varanda encontramos os tintos, que estavam muito bem representados pelo Velho Mundo até mesmo pequenos produtores com novas uvas autóctones, como a espanhola vidadillo, passando pela Borgonha, e Toscana que sempre agradam aos degustadores. Na parte interna da casa encontramos muitos representantes da Argentina e Chile , além da Austrália e Nova Zelandia . na saída boas surpresas com a mesa dos vinhos de sobremesa e destilados.

Dentre os vinhos vamos destacar – entre os espumantes me agradou muito o Villa Crespia Franciacorta DOCG Brut , um espumante de método tradicional, na coloração amarelo dourado, perlage fina e persistente, boa cremosidade , aromas de frutas brancas,cítricas e  mineral, no paladar seco, fresco, elegante , longo deixando no final de boca o sabor de amendoas. Dos brancos escolho o Van Zellers VZ Douro DOC 2014, na cor amarelo palha, reflexos verdeais, brilhante, no nariz o mineral era bem presente, como a pedra de isqueiro, seguido de frutas brancas, na boca seco, fresco, elegante e untuoso, longo deixando o mineral presente na boca. Quanto aos tintos muito me agradou o chileno, Re Nace 2013 carignan, das Bodegas RE, um belo vinho na cor vermelho rubi violaceo, brilhante, exalava frutas negras, toque herbaceo, tabaco, baunilha , no gustativo seco, acidez correta, taninos finos , persistente com boa fruta na boca deixando um sabor de ameixa madura .

Conhecemos inúmeras novidades ao mesmo tempo em que curtimos degustando ótimos velhos conhecidos de taça , que aos poucos comentaremos para que possam também conhecer e se animar a prová-los, já que estão presentes em nossa cidade !

Enoabarços e uma ótima semana a todos!