Destinos no Exterior

Veneza, a cidade mais romântica do mundo

10/06/2017

Considerada um dos destinos mais encantadores no mundo, Veneza é única e surpreendente. A cidade, classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é perfeita para ser desvendada a dois, em passeio de gôndola em um dos muitos canais margeados por belos e centenários palacetes. A cidade é um museu a céu aberto, romântico em nível quase inimaginável e atrai multidões de turistas o ano inteiro. 

Construída no século V sobre uma lagoa, Veneza é um arquipélago situado na região de Vêneto, no nordeste da Itália, formado por 118 ilhas interligadas por 177 canais e 400 pontes. Não há carros nem ônibus circulando por lá. O transporte público é feito por barcos (os vaporetto). Chega-se por avião, aterrissando no Aeroporto Marco Polo, na cidade vizinha de Mestre, ou de trem, pela estação Santa Lucia. 

Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na Piazza San Marco, a famosa Ponte de Rialto sobre o Canal Grande, a Ponte dos Suspiros, o Palácio Ducal (Palazzo Ducale) e numerosas igrejas e museus. 
 

Grande canal


É a maior via aquática de tráfego de Veneza. Nele, o transporte público é feito por ônibus de água (Vaporetto) e táxis aquáticos privados, além das famosas gôndolas que servem aos turistas. O canal tem cerca de 4 km de comprimento e suas margens estão alinhadas com mais de 170 edifícios, a maioria dos quais datam do século XIII ao XVIII. A bela arquitetura veneziana se manifesta com forte influência do Oriente nas casas ao longo do canal. Muitas destas construções abrigam hoje museus, como o Ca 'd'Oro, entre outros.
 

Ponte de Rialto


É a mais antiga e famosa das quatro pontes existentes sobre o Grande Canal. A ponte era a única ligação permanente entre os dois lados do Canal, até surgirem outras opções de travessia. O local é um dos principais cartões postais de Veneza e sobre ela existem muitas lojinhas que vendem souvenires. A atual ponte, usando rochas como matéria prima, foi projetada por Antonio da Ponte e concluída em 1.591.
 

Ponte dos Suspiros 
Construída no início do século XVII em estilo barroco, com rocha calcária branca e janelas com barras de pedra, ela passa sobre o Rio di Palazzo e funcionava como passagem para os detentos que saiam da prisão às salas de interrogatório no Palácio Ducal. O nome da ponte se referia aos suspiros que os prisioneiros davam em uma última olhada para o exterior, através das pequenas janelas, antes de receberem as suas sentenças.

Basílica de San Marco
É o templo religioso mais importante de Veneza.  Sua construção, a princípio pensada para ser uma prolongação do Palácio Ducal, começou em 828 para abrigar o corpo de São Marcos, trazido de Alexandria. Embora a obra atual pertença basicamente ao século XI, ela sofreu alterações com o passar do tempo. A basílica atual, de planta de cruz latina e cinco cúpulas, conta com mais de 4 mil m² de mosaicos, alguns do século XIII, e 500 colunas do século III.

Palácio Ducal 
Também conhecido como Palácio do Doge, é uma das principais atrações de Veneza. Situado em um ponto estratégico da Piazza San Marco, é a antiga sede dos Doges de Veneza e da magistratura veneziana. Uma obra-prima da arquitetura gótica local, o palácio foi construído entre 1309 e 1424.