Roteiros Nacionais

É tempo de pesca esporte no Mato Grosso

10/06/2017

Termina neste domingo (11) o 36º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, cidade que é a porta de entrada do pantanal pelo estado do Mato Grosso.  O evento, que acontece nas águas do Rio Paraguaia, reúne 1200 pescadores em barcos motorizados e 300 em cano a remo. É a maior competição de pesca embarcada em água doce do mundo, segundo o Guinness, o livro dos recordes. 

A regra básica é pescar e soltar após a pesagem e medição dos peixes. Estima-se um público de 150 mil pessoas nos cinco dias do evento. Atualmente, graças ao turismo de pesca esportiva, Cáceres conta com 18 hotéis flutuantes. A temporada de pesca no rio Paraguai vai de fevereiro a setembro. Entre outubro e janeiro ocorre a piracema na região, época de reprodução dos peixes e de proibição da pesca, mas as embarcações continuam o turismo contemplativo percorrendo as baías, lagoas e canais povoados de peixes, ninhais de aves, além de viveiros de aguapés, vitórias-régias e áreas de descanso dos jacarés e capivaras.

Um mergulho na paisagem pantaneira – A antiga vila de São Luís de Cáceres, de 1778, nasceu da necessidade de defesa e incremento da fronteira. A praça da Catedral de São Luís abriga o Marco do Jauru, divisor das terras de Portugal e Espanha, decorrente do Tratado de Madri, de 1750, quando os colonizadores definiram a fronteira do Brasil. 

Os balneários urbanos e rurais com praias fluviais, hotéis e pousadas à beira do rio Paraguai são acessados de barcos e chalanas. As baías nas margens do rio Paraguai e seus afluentes formam grandes lagos onde são praticados esportes aquáticos como canoagem, ski, jet ski e natação, entre outros. Juntam-se a esses atrativos, áreas de montanhismo, trilhas e camping que diversificam o turismo da cidade pantaneira.