TV em Transe

Santa inocência!

15/06/2017

Quando criança, meus cinco programas favoritos (além dos desenhos animados) eram “Vila Sésamo”, “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Bambalalão”, “Muppets” e a série ”Batman”. Pois o protagonista desta última, o ator Adam West, partiu no final de semana passado, aos 88 anos.  

Um verdadeiro marco da cultura pop, o seriado produzido nos anos 60 criou polêmica na época ao “desconstruir o mito” do Homem-Morcego.

Uma sátira bem-humorada e, sobretudo, inocente. O Batman vivido por Adam West seria impensável nos dias de hoje. Um herói fora de forma que, ao lado do fiel escudeiro Robin (Burt Ward), era sempre capturado pelos vilões e deixado à beira da morte em alguma armadilha maluca. Obviamente, no episódio seguinte, a dupla dinâmica encontrava uma forma de escapar e “restaurar a ordem” em Gotham City.

Como num desenho animado, as cenas de luta não derramavam sangue e chamavam a atenção pelas onomatopeias que surgiam na telinha: “pow”, “sock”, “crash”… 

E eu lá, em frente à telinha, não menos que fascinado com aquele herói que saía da batcaverna dirigindo seu batmóvel turbinado e tinha um cinto de utilidades que trazia de tudo. Um cara capaz de entrar num bar com sua indefectível vestimenta e pedir ao garçom: “por favor, uma mesa de canto porque não quero chamar a atenção”!

E o que falar das clássicas escaladas em edifícios, sem esforço algum, em que dava até pra dar uma paradinha e bater um papo com os moradores dos apartamentos!  

Talvez por isso eu não veja muita graça nestes super produzidos filmes de super-heróis que estão a toda hora nos cinemas e faturam horrores. A “vibe” é outra, pra usar um termo atual. 

E quando presencio uma discussão sobre qual ator melhor encarnou o Homem-Morcego (Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale, Michael Keaton, Ben Affleck) eu não pense duas vezes em cravar: Adam West. 

Bordão – Falando na série, impossível ignorar o bordão que Burt Ward eternizou na pele do Robin. Para toda a situação ele soltava um “santa” alguma coisa. Um ataque de tubarão, por exemplo, provocava um “santa sardinha!”.  

Pra conferir – Atualmente, “Batman” está na programação da Rede Brasil, com exibição de terça a quinta, às 23 horas.