Notícias

Medicamentos e exames laboratoriais

10/06/2017

Cada fluido tem uma composição química e biológica média esperada para os seres humanos porque a maioria das pessoas apresentam resultados em valores dentro de uma faixa definida internacionalmente. Os valores podem apresentar variações étnicas, de gênero, de idade, devido à postura, pelo jejum e outros. Medicamentos também podem alterar os resultados.

O uso de medicamentos deve ser sempre reportado ao laboratório e ao médico. Quando o medicamento é de uso crônico, há de analisar a importância da alteração provocada. Isso porque o medicamento está alterando não apenas o exame, mas também a função fisiológica. Por exemplo, os diuréticos, bem indicados e muito utilizado no controle da hipertensão podem provocar alterações importantes como o aumento do ácido úrico. Essa substância, quando aumentada no sangue pode provocar inflamação nas articulações.

Uma das formas de se analisar a função renal é pela concentração de algumas substâncias presentes no sangue. Com um rim funcionando normalmente, espera-se dosagem específica para o ácido úrico citado acima, bem como para outros elementos como a ureia. Alguns medicamentos anti-hipertensivos podem elevar as concentrações plasmáticas da ureia, sem que necessariamente isso represente uma disfunção renal. O propranolol, um medicamento usado no controle da pressão arterial pode apresentar esse falso resultado. Isso é importante, porque a hipertensão descontrolada pode causar insuficiência renal. O controle médico é importante para diferenciar o efeito do medicamento com um problema renal, de fato. Mas esses descontroles não contraindicam o uso dos medicamentos.

O médico terá várias alternativas terapêuticas. Diminuir a dose, introduzir um medicamento para controlar a alteração provocada pelo medicamento principal ou modificar o medicamento que está causando o desequilíbrio. Os resultados alterados pelos medicamentos podem ser falsos positivos ou negativos. Por exemplo, o uso de paracetamol pode apresentar uma queda na quantidade de açúcar no sangue. Como é um medicamento de uso agudo, este não deverá ser usado três dias antes dos exames laboratoriais. Assim como medicamentos alteram a glicemia para menos, outros alteram para mais, como é o caso do uso do piroxicam, um anti-inflamatório. Esse aumento da glicemia poderá induzir um falso resultado positivo para diabetes ou comprometer o controle da glicemia em alguém já diagnosticado para essa patologia.

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.