Comer e beber em Santos

X Burger traz hambúrguer prensado para Santos

14/06/2017

Inspirado em um clássico das lanchonetes gaúchas que vem encantando os paulistanos, o X Burger traz para Santos o hambúrguer prensado na chapa feito à moda artesanal, com ingredientes de fabricação própria – os temperos são cultivados em uma espécie de mini-horta dentro do estabelecimento, com iluminação própria para as plantas.

A nova casa não poupa criatividade na concepção do menu. Um dos destaques do cardápio, o Continental, combina hambúrguer artesanal de fraldinha, costela, linguiça calabresa, maionese da casa, queijo brie, tomate, alface, bacon crocante e ovo.

Quem curte alimentação saudável terá como opção o MixFit, que leva pão integral, peito de peru, queijo branco e molho pesto entre os ingredientes. Para os amantes da comida vegana, a pedida é o Go Green, feito com hambúrguer de lentilha. Os fãs do clássico hot-dog prensado também não ficaram de fora do cardápio.


Para acompanhar todas essas delícias, a casa oferece porções de batatas assadas e maionese feita na própria cozinha. Além disso, a hamburgueria também oferece cervejas artesanais nacionais e estrangeiras, variadas opções de drinks e milk-shakes e também sobremesas como a Sweet Heaven, feita com doce de leite, claras em neve, farofa de bolacha maizena e nozes.

O espaço localizado quase na esquina da Rua Machado de Assis com a Avenida Conselheiro Nébias, fica próxima aos campi da Unisantos, Unisanta e Lusíada, terá um ambiente com cara de pub e apelo esportivo, onde vai ser possível acompanhar eventos esportivos ao som de muito blues, jazz e rock.

Hambúrguer Prensado: De onde veio? Como chegou até aqui?
A história da receita se confunde com a do próprio hambúrguer (pão com bife de carne moída) que chegou ao Brasil no início da década de 1950 e logo caiu nas graças do público. O queijo (cheese, em inglês) foi adicionado à receita, mudando o nome para cheeseburger. Para ir do cheese ao “xis”, foi um pulo.m terras gaúchas, o sanduíche ganhou uma cara própria, sendo prensado na chapa ou na grelha e até levando ingredientes exóticos. Hoje o “xis”, já é um sucesso no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Foi aí que o arquiteto gaúcho Gustavo Benetti teve a ideia de trazer o mesmo conceito para Santos. “No Sul é muito comum [comer] o sanduíche xis. As hamburguerias de lá são verdadeiros pontos de encontro. Por isso, resolvemos abrir um local com essa proposta em Santos. Além dos xis tradicionais, queremos oferecer aos clientes opções diferenciadas, adaptado ao gosto do público da Baixada Santista”, explica Benetti.
 

Serviço:
X Burguer

Rua Rua Machado de Assis, 48, Boqueirão.
Abertura: 15/6
Funcionamento: De segunda a sábado, das 11h às 23h