Meio Ambiente

Carreta chr39Somos Águachr39 chega à Baixada Santista

14/06/2017

A Carreta Somos Água, da Sabesp, excursionará pela Baixada Santista levando educação ambiental e dicas de preservação dos recursos hídricos a partir da próxima quinta-feira (15). O veículo com 22 metros de extensão fará três paradas na região: em Santos, Praia Grande e São Vicente. As visitas à atração são gratuitas, para todas as idades, e acontecem sempre das 8 às 17h. 

Em Santos, a carreta ficará estacionada entre os dias 15 e 21 de junho (de quinta a quarta-feira, exceto na segunda-feira, dia 19), na Praça Vereador Luiz La Scala, ao lado do Aquário Municipal, no bairro Ponta da Praia.   

De 22 a 27 de junho (quinta a terça-feira), estará em Praia Grande, no Núcleo de Educação Ambiental do Portinho, localizado na rua Paulo Sérgio García, 425, bairro Sítio do Campo. 

A carreta segue para São Vicente, entre 29 a 4 de julho (de quinta a sexta-feira), na Praça Tom Jobim, em frente à Biquinha de Anchieta.   

A Carreta Somos Água é uma atividade diferente para chamar atenção quanto à preservação do planeta e a vinda do veículo faz parte da programação da Sabesp regional pelo mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). 

Por meio de recursos audiovisuais e tecnologias como a realidade virtual e o cinema de imersão, o ciclo da água na natureza desde os mananciais até as casas é recriado de forma inovadora e de linguagem simples.  
A visita começa com uma incrível viagem pelas tubulações da empresa, onde o visitante entende melhor como a água e o esgoto residencial são tratados. Em seguida é possível conhecer um laboratório nos mesmos moldes dos encontrados nas estações da Sabesp. Neste estágio existe uma área de jogos interativos em plataformas sensíveis ao toque. O final da experiência acontece com a utilização de óculos de realidade virtual. Quem usa os óculos é transportado para um ambiente virtual e pode inclusive limpar uma caixa d’água com as próprias mãos. 


A Carreta Somos Água está em atividade desde agosto de 2016 e desde o ano passado já teve cerca de 50 mil visitantes nas mais de 40 cidades paulistas percorridas. Neste ano já passaram pelo veículo mais de 15 mil pessoas.