Porto

Sagres, navio-escola da Marinha de Portugal em Santos

16/06/2017
Sagres, navio-escola da Marinha de Portugal em Santos | Jornal da Orla

A vinda da embarcação integra a programação do ‘Experimenta Portugal 2017’, iniciativa do Consulado geral português em São Paulo

O navio-escola ‘Sagres’, da Marinha portuguesa, chegou ao Porto de Santos. A vinda da embarcação integra a programação do ‘Experimenta Portugal 2017’, iniciativa do Consulado geral português em São Paulo, e também assinala o Dia da Defesa Nacional de Portugal (DDN).

No final da tarde foi realizada uma recepção a bordo do navio para autoridades civis e militares. De acordo com o secretário de Estado da Defesa Nacional de Portugal, Marcos Perestrello, cerca de cinco milhões de portugueses vivem fora do país e aproximadamente 15% dos jovens na faixa etária de 18 anos também estão longe de solos lusitanos. “Desta forma, procuramos manter uma ligação próxima com a comunidade portuguesa que vive em outros locais e estreitar laços com os países”.

Para o cônsul-geral adjunto de Portugal em São Paulo, Hugo Andrade Gravanita, a comunidade portuguesa é muito forte no Brasil. “Além disso, a presença da embarcação celebra a relação entre as Marinhas de Portugal e Brasil”, acrescentou.

O vice-almirante do comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, o comandante Antonio Carlos Soares Guerreiro, afirmou que é muito importante receber marinheiros de outros países. “Um grande momento para nós. Temos um bom relacionamento com a Marinha de Portugal. Em fevereiro deste ano os Ministérios de Defesa dos dois países promoveram um encontro entre as indústrias de defesa e esta aproximação é essencial”.

Confira galeria de fotos do navio

Sagres, navio-escola português em Santos