Notícias

Iluminação: essencial na decoração

17/06/2017

A iluminação é uma das últimas partes de um projeto arquitetônico que, se não for bem planejada, pode arruinar toda a decoração, além de criar ambientes extremamente desconfortáveis. Ela pode mudar um ambiente por completo, criar cenários e valorizar o aconchego e a praticidade. Além disso, a iluminação pode ser conceitual: aparecer também como um item decorativo, destacando peças e fazendo das luminárias um dos componentes estéticos mais importantes.


É essencial avaliar os tipos de iluminação para cada lugar da casa. “Quem investe tempo para isso, está investindo também na possibilidade de criar uma interação entre o espaço e seus ocupantes, além de ressaltar os pontos fortes da decoração”, afirma Maurício D’Ávila, design da Geo Luz&Cerâmica.

Os abajures e as luminárias peças-chaves da décor, pois complementam os ambientes e trazem sensações de aconchego, sofisticação e tranquilidade. Na sala de estar, por exemplo, para recepcionar visitas ou assistir TV com a família e os amigos, a iluminação mais indicada é a amarela.


Pendentes e arandelas dão um toque de contemporaneidade e abajures de piso dão um toque natural que não deixa fugir o requinte. O mercado ainda disponibiliza diversos modelos, formas e cores de luminárias que se integram muito bem aos ambientes. Luminárias com luzes indiretas, para leitura ou descanso em ambientes externos – faça chuva ou faça sol – também são muito bem-vindos, desde que sejam duráveis e resistentes ao clima.