Roteiros Nacionais

ExpoBento reúne arte e degustação no Rio Grande do Sul

17/06/2017

A 27ª ExpoBento acontece de 8 a 18 de julho, reunindo mais de 450 expositores em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, cidade conhecida como Capital Brasileira do Vinho. A expectativa é receber até 200 mil pessoas durante os 11 dias do evento. O volume de negócios está estimado em R$ 40 milhões. A cultura e a tradição regional têm espaço garantido através do teatro e da música com atrações locais e nacionais.

As vinícolas mais tradicionais da Região Uva e Vinho estarão presentes, com produtos para venda e degustação. As deliciosas cucas, pães, queijos, embutidos e outros produtos das colônias italianas e alemães terão papel de destaque na gastronomia da festa, assim como grande variedade de vinhos e espumantes.

Enoturismo movimenta Serra Gaúcha

Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) indicam 14 mil produtores de uvas na região e cerca de 500 vinícolas em todo o Rio Grande do Sul, estado responsável por 90% do vinho produzido no Brasil. A Serra Gaúcha atrai três milhões de turistas por ano e oferece passeios pelos exuberantes vinhedos e a beleza das montanhas e vales, inclusive de Maria Fumaça. Os sabores e aromas dos produtos coloniais e o artesanato conservam o estilo do passado e completam o roteiro de charme pelo Vale dos Vinhedos e Região da Uva e do Vinho. Pertinho dali, a Região das Hortênsias abriga a Rota Romântica de Gramado e Canela. E tudo combina com vinho!