Coluna Dois

Bastidores do futebol

17/06/2017

O treinador do Palmeiras, Cuca, acusou Elano, da Comissão Técnica do Santos, de participação na queda do ex-treinador, Dorival Junior. O incidente mereceu reportagem do portal Globo Esporte, assinada pelo jornalista Lucas Musetti. A reportagem traz uma frase que Cuca teria dito a Elano: “Você está seguindo pelo caminho errado”.

O treinador do Palmeiras não transmite a sensação de ter condições de dar lições de ética em ninguém. Mesmo assim, a atitude dele não deve passar em branco para a direção do Santos. Merece observação e análise. Pode explicar muitas coisas aparentemente incompreensíveis que se desenrolaram com o Peixe dentro e fora dos gramados nas últimas semanas e que incomodavam muito os torcedores.

O time vinha, com Dorival, em 2017, de 9 confrontos contra adversários da Série A, no Paulista e no Brasileiro, com 7 derrotas e apenas 2 vitórias. Depois da saída do treinador, em 3 jogos contra equipes não só da Série A, mas também classificadas na Libertadores, colecionou 3 vitórias.

A guinada é muito significativa. E fica ainda mais impressionante porque não houve tempo para nenhuma revolução tática. A mudança foi na postura dos jogadores em campo. Postura de muito mais empenho.

Outro ponto é a recuperação, para o elenco, de jogadores como Vecchio, Noguera, Alison e Daniel Guedes, que entraram no time nesses três jogos depois de um longo período de geladeira com Dorival.      

Em textos anteriores, neste espaço do Jornal da Orla, já observávamos que Dorival Junior, embora tendo feito um excelente trabalho no Santos nesses dois anos, não parecia em condições de dar a chacoalhada que o elenco precisava para reagir.

Cuca apontou, nesse episódio do pós-jogo de quarta-feira, uma possível causa para essa situação e para o mau desempenho do time com Dorival. O tempo vai dizer se ele tem ou não razão de acusar Elano, veladamente, por um possível complô com alguns jogadores para derrubar o treinador com más atuações do time. 

Mas, se for verdade, desde já, pelo menos num ponto, ele estará absolutamente certo: Elano estaria começando a carreira de treinador pelo caminho errado. 100% errado.    
 

Natação  
A segunda etapa do Campeonato Santista de Natação Master vai ser realizada no dia 15 de julho.
Nadadores de todas as idades, a partir dos 15 anos, competem em categorias estabelecidas a cada 5 anos: 15-19, 20-24 e daí em diante. Inscrições até o dia 5 de julho pelo e-mail natacaosantos.gmail.com.

Patinação vermelhinha  
A Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação convocou quatro atletas do Clube Internacional de Regatas para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Patinação Artística, que começou nesta sexta-feira em Mar Del Plata, na Argentina e vai até 27 de junho. 

Pela categoria sênior, Rafaela Freitas, com 11 medalhas de ouro já conquistadas em edições anteriores. Carol Freitas disputa pela categoria juvenil. Luís Felipe Colla e Larissa Marchini também foram convocados, mas não vão participar. O evento deve reunir mais de mil patinadores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
 

Ufa!
O Campeonato Brasileiro do ano passado terminou com três artilheiros: Diego Souza, Fred e William Pottker, todos com 14 gols. Foi a pior marca de artilharia desde 1990, quando Charles, do Bahia, marcou míseros 11 gols, em outro formato de disputa. Henrique Dourado, do Fluminense, começou disposto a apagar a marca do ano passado. Já foram 7 gols em apenas 7 rodadas. Metade do total marcado por cada um dos componentes do trio de artilheiros do ano passado.
 

Vila ou Pacaembu?
Neste sábado, mais um capítulo dessa história. O Peixe enfrenta a Ponte Preta no Pacaembu. Torcedores vêm discutindo muito a opção pela Vila Belmiro na Libertadores. Lembram de derrotas na Vila que levaram a desclassificações nessa Copa, como em 2005 para o Furacão, justamente o próximo adversário do Santos neste ano nas oitavas, e outra, muito mais dolorida, em 2012, diante do Corinthians. A impressionante sequência de 20 vitórias seguidas no Pacaembu, que começa em 2014, começa a pesar no coração dos alvinegros.