Perimetral

Afinal o que é a sigla SOPESP?

17/06/2017

Em muitas conversas que já participei, constatei que em várias ocasiões, confundia-se a sigla SOPESP, como sendo possivelmente alguma entidade que representasse talvez os professores do Estado de São Paulo.

Para quem atua no setor portuário a facilidade se apresenta para rapidamente identificar o SOPESP, como sendo a entidade que representa as empresas privadas do setor portuário.

Alguns, mesmo sendo do ramo portuário, ainda podem se confundir imaginando que o SOPESP representa este segmento empresarial somente do Porto de Santos. Na realidade o SOPESP – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, representa a categoria econômica empresarial de todo o Estado de São Paulo, envolvendo Santos e São Sebastião, os portos atualmente existentes.

Integrante do sistema federativo de entidades, o SOPESP, participa da FENOP – Federação Nacional dos Operadores Portuários, a única entidade federativa nacional que representa o segmento empresarial que investe e realiza as operações portuárias nos portos brasileiros.

Este segmento empresarial, que investe e realiza as operações portuárias, é fundamental para o modelo de porto moderno, seguindo o conceito denominado mundialmente de land lord, que representa uma verdadeira parceria público privada, como já destacamos em artigos anteriores.

Mas afinal porque dedicamos nesta semana algum tempo para falar sobre esta entidade associativa empresarial? Nessa próxima semana o SOPESP realizará um evento significativo, com a apresentação de sua nova sede, com o lançamento do anuário portuário de Santos, que contará com a participação de várias autoridades e lideranças de vários setores da sociedade local, estadual e nacional.

Este evento precisa ser destacado, porque simboliza um novo momento para essa entidade, que tem a responsabilidade de representar um dos principais segmentos empresariais, responsáveis pela atuação efetiva do segmento portuário, com reflexos importantíssimos nas cidades de nossa região portuária.

Juntamente com os segmentos empresariais, dos Agentes Marítimos e dos Despachantes Portuários, as empresas Operadoras Portuárias, formam o principal triunvirato da atividade portuária moderna, sem desmerecer outras atividades empresariais e laborais, que também participam das atividades logísticas.

As empresas de operação portuária, sob alguns aspectos, sucessoras das antigas entidades estivadoras, são as grandes parceiras diretas da Administração Portuária local. São empresas que realizaram vultosos investimentos em melhorias tecnológicas nos terminais e mantêm busca contínua nas melhoras formas de operações portuárias eficientes e eficazes. Uma cidade portuária, que conta com um segmento empresarial forte e compromissado, com a competitividade do porto onde atua, bem como com os resultados para os seus colaboradores e para a sociedade em geral, deve valorizar suas entidades representativas.

Muitos dos programas sociais empreendidos em nossa região, contam com a participação de empresas operadoras portuárias, aglutinadas na sua entidade SOPESP.

Nossa cidade tem o privilégio de contar com entidades fortes do setor portuário, representando vários segmentos empresariais que atuam nos processos logísticos, portuários ou retroportuários, contando inclusive com uma Federação Nacional que representa o segmento dos Agentes Marítimos. Desta forma é importante que nossa comunidade em geral, valorize as entidades que defendem o Porto de Santos.

Pois quando estas entidades, como o SOPESP, se reestruturam e definem novos momentos e novas estratégicas, estão a realidade melhor se equipando para defender a principal atividade de nossa cidade, ou seja, para defender o complexo portuário de Santos e região.

Assim é fundamental que nossa comunidade saiba o que significa a sigla SOPESP, assim como precisa saber o significado e o papel de cada uma das siglas presentes na imensidão do setor portuário.

Assim como os cidadãos, portuários ou não, conhecem as siglas que interferem em suas vidas, como o INSS e etc, também precisam conhecer e se inteirar sobre as siglas do sistema portuário. Precisam entender como funciona o setor que mantém ativa a economia de nossa região. Por tudo isto é importante sabermos o que significa SOPESP e também parabenizarmos esta instituição pelo evento desta semana e por suas novas atuações. Parabéns SOPESP, parabéns operadores portuários. Suas evoluções representam evoluções para o nosso porto e para a nossa região.