Baixada Santista

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega a Santos nesta terça-feira

19/06/2017

A Baixada Santista recebe, nesta terça-feira (20), a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que vem diretamente do Santuário de Fátima, em Portugal. Ela passará por 10 paróquias em Santos, Guarujá e Cubatão até 13 de julho. Uma grande festa está marcada para marcar esse importante momento: a partir das 10h, fiéis se concentrarão nos arredores do IML, no Saboó, próximo à entrada de Santos. 

Por volta de 11h30, sairá a carreata com a imagem, que será transportada em um caminhão da Guarda Portuária, e passará pela Santa Casa e a Beneficência Portuguesa. Nos hospitais está prevista uma breve pausa para orações aos doentes, familiares e funcionários. Por fim, perto de 12h15, a carreata se encerra na Catedral Diocesana de Santos (Praça José Bonifácio, s/nº, Centro), onde serão rezados terços de hora em hora até 17h, quando será celebrada uma missa em ação de graças pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa (programação completa no final do texto).

“É um momento muito especial para todos nós, o centenário das aparições às crianças pastoras, ano da canonização de Jacinta e Francisco. Maria nos leva a olhar a Jesus e mirar seu exemplo de fé e amor. Tenho certeza que serão dias de muitas graças”, ressalta o padre Claudenil Moraes, pároco da Catedral, igreja responsável por organizar a vinda da imagem de Fátima. Ele ainda ressalta a forte presença da comunidade portuguesa na Baixada Santista, fato que contribui para a forte devoção a Fátima na região. "Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, mas se pudermos ter uma segunda padroeira, certamente ela seria Nossa Senhora de Fátima, pois nossos laços são históricos, fortes e duradouros", afirma.

As comunidades prepararam diversas atividades. O traslado entre uma paróquia e e outra, por exemplo, será feito por carreatas, que vão mobilizar os católicos da Baixada Santista

Os fieis poderão conferir toda a programação nas fanpages do Facebook da Catedral de Santos  e da Diocese .