Quinta-Feira, 29 de Junho de 2017
Cultura - 19/06/2017

Sinfônica de Cubatão e Coral Zanzalá abrem a Semana Afonso Schmidt

Apresentação será nesta segunda-feira (19), às 19h

Cubatão abre a programação da Semana Afonso Schmidt em grande estilo nesta segunda-feira (19), com apresentação da Banda Sinfônica de Cubatão e Coral Zanzalá. O espetáculo será na Casa das Rosas, na Capital, a partir das 19h (Av. Paulista, 37 - Bela Vista).


Para esta apresentação, a Sinfônica preparou uma formação bem diferente da original, com 11 músicos, o que é chamado de "ensemble", composto por flautas, oboés, clarinetes, trompas, fagotes e um contrabaixo acústico. O Zanzalá participará com oito cantores, formando um octeto.


O programa traz composições de dois brilhantes cubatenses: poemas de Afonso Schmidt musicados pelo maestro Roberto Farias. Intitulado "Três canções para Schmidt", Roberto criou melodias para as poesias "Cubatão", à qual ele batizou como uma canção seresteira; "Caras sujas", um samba; e "Simpatia", um chorinho.


A última será uma música incidental para acompanhamento de "Conguitos", outra poesia de Schmidt. Criado na década de 1920, o poema apresenta rima e métrica frouxas, e fala das lembranças da infância do poeta em Cubatão, quando ele via os pescadores vendendo conguitos, peixes pequenos como sardinhas, no mercado local.


Após a apresentação da Sinfônica e Zanzalá, haverá palestra de Franklin Valverde sobre a obra do escritor cubatense. Estão confirmadas as presenças do filho e netos de Schmidt. A programação da Semana dedicada ao poeta continua em Cubatão até dia 29 de junho, com o 1º Curiango - Festival de Literatura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com oficinas, lançamentos de livros de autores locais, divulgação de obras regionais sobre Schmidt e intercâmbio de artistas.