Esportes

A maior aula de natação do mundo acontece em Santos nesta quinta-feira

22/06/2017

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece como o terceiro país com o maior número de mortes por afogamento – ficando apenas atrás do Japão e da Rússia: são cerca de 6487 somente em 2011. Para promover a campanha de redução dessa estatística, a R4/FEFIS será a única academia da Baixada Santista e uma das 50 do Brasil a realizar, neste mês, a maior aula de nado preventivo em 2017. 

A ‘Maior Aula de Natação do Mundo’ será realizada na piscina da Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS) na próxima quinta-feira (22), às 10h, na piscina do Campus Rosinha Viegas da Unimes (situado à Avenida Conselheiro Nébias, nº 536, bairro Encruzilhada). A atividade é gratuita e os praticantes devem levar uma touca de natação.

A iniciativa é da entidade norte-americana World´s Largest Swimming Class (em português, ‘Maior Aula de Natação do Mundo’), cujo objetivo é atingir crianças de mais de 25 países, na faixa etária dos 0 a 15 anos. Em 2016, mais de 40 mil crianças e pais do mundo inteiro participaram deste evento.

Interessados devem se inscrever até a próxima quarta-feira (21), na recepção da R4 Academia, localizada no mesmo endereço da Universidade. A aula tem duração de 50 minutos, com seis tópicos a serem oferecidos por profissionais de Educação Física. A coordenação fica a cargo das professoras Mariana Villani e Mônica Morcélli.

Durante a "maior aula de natação do mundo", os pais também podem participar junto com os filhos. A interação estimula o aprendizado dos procedimentos básicos de salvamento. “É importante esclarecer a todos que ninguém deve entrar na água sozinho, e sempre reforçamos isso em nossas aulas. Por mais que uma pessoa saiba os métodos fundamentais da natação para não se afogar, nossa campanha é de prevenção. Ninguém está totalmente seguro ao entrar na água sem ninguém por perto”, aconselha Fabrício Madureira, coordenador da R4/FEFIS e docente da disciplina de Primeiros Socorros do curso de Educação Física da Unimes.

Um dos destaques da aula vai para a atividade de flutuação de costas, considerado o exercício mais importante na natação. “Normalmente, a prática da modalidade é voltada para o deslocamento. Nesta aula, queremos ensinar o ponto mais importante, que é a resistência de se manter na água, seja ela aberta ou não”, aponta o professor.

Com novos aparelhos e grande estrutura para a prática de diversas modalidades, a Academia R4 fica no Campus Rosinha Viegas da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), situado à Avenida Conselheiro Nébias, nº 536, bairro Encruzilhada. Mais informações pelo telefone (13) 3228-3400.