Notícias

Decoração despojada com quadros de frases

24/06/2017

Usar quadros nas paredes é sinônimo de repaginação da decoração. Modernas, despojadas, clássicas: independentemente do modelo, as telas são capazes de interferir diretamente na composição dos ambientes. A tendência mais quente é apostar em quadros com frases ou palavras, que transmitem boas mensagens e, de quebra, boas vibrações. Para aderir à moda e deixar sua casa com esse visual mais clean e contemporâneo, a arquiteta Alessandra Braggion dá algumas dicas. Confira:


Seu cômodo, suas regras!
A especialista explica que, no momento de decorar as paredes com frases, desenhos ou palavras, não há um padrão, mas o bom senso deve prevalecer.  “A única preocupação que se deve ter é a de criar uma composição que harmonize com o restante do ambiente. A cartela de cores das estampas deve seguir as tonalidades usadas nos móveis e objetos decorativos”, conta.

Uma dica é evitar quadros com temas polêmicos, como política e futebol em ambientes de uso comum. “Além de causar algumas confusões, esse tipo de tema não colabora para uma decoração sofisticada. O ideal é deixar esses quadros para cômodos mais íntimos, como quartos e escritórios”, conta.

Tipos de frases
Para escolher as frases que vão integrar a decoração, leve em conta o cômodo em que os quadros serão instalados.  Alessandra explica que os modelos com frases inspiradoras são excelentes para quaisquer espaços, desde que colocados em uma altura confortável para que sejam lidos. “Pode-se colocar, por exemplo, um quadro com uma bela frase para iniciar o dia bem em frente à cama, assim ao acordar o morador já recebe aquela mensagem com uma energia positiva. Para os locais de trabalho, frases motivacionais são muito bem-vindas”, lembra a especialista. 

Quadros na cozinha podem ter uma estampa de comida e uma palavra que remeta a gastronomia e fome. Já para banheiros, a palavra “bathroom” (banheiro, em inglês) é o suficiente para transformar o ambiente.

Monte sua gallery wall com frases
Para quem quer montar uma gallery wall, o ideal é saber as medidas da parede em que se pretende colocar os quadros e avaliar sua proporção em relação à composição, definindo assim a quantidade de quadros que ela permite receber.

“A única observação é que quando temos uma parede muito grande, é interessante intercalar os quadros com frases com outros tipos de quadros, como fotos, gravuras, pinturas e, até mesmo, objetos, para que não fique cansativo. E no momento de posicioná-los, pensar na melhor altura para que a leitura seja feita de forma confortável”, finaliza a profissional.