Roteiros Nacionais

Roteiros para curtir o frio pelo Brasil

24/06/2017

As férias de julho estão chegando e se a ideia é aproveitar as baixas temperaturas do inverno para conhecer lugares que ficam ainda mais charmosos e aconchegantes em clima frio vale a pena conferir as dicas da momondo, buscador de passagens e reservas on-line, e Ministério do Turismo. São destinos, alguns inusitados por estarem localizados em regiões quentes do país, que reúnem natureza, belas paisagens, saborosa gastronomia e passeios culturais.

São Joaquim (SC) – Um dos destinos mais famosos no inverno tupiniquim, São Joaquim, na Serra Catarinense, a 229 km de Florianópolis, fica a 1.360m de altitude e é considerada uma das cidades mais geladas do país. E é nesta época que os turistas correm para lá, empolgados com a possibilidade de presenciar neve, um espetáculo da natureza raro no Brasil. Os visitantes podem fazer um passeio pela Vinícola Villa Francione, conhecer a beleza da Serra do Rio do Rastro, além de se aventurar no Snow Valley, repleto de atrações radicais. Em junho e julho acontecem o Festival de Inverno e a Cavalgada da Nevasca.

Curitiba (PR)

Bem estruturada e ecologicamente correta, a cidade oferece uma série de atrações aos seus visitantes. A gastronomia é um ponto alto, com restaurantes dos mais variados tipos e nacionalidades. Dos pontos turísticos que não podem faltar no roteiro, a Ópera de Arame é um dos principais, com sua grande estrutura de metal tubular com teto e paredes transparentes.  Ao lado, fica a Pedreira Paulo Leminski, destinada a espetáculos ao ar livre. Passeios pelo Centro Histórico, Jardim Botânico, Rua das Flores, Bosque Alemão e Mercado Municipal também devem ser incluídos no roteiro.

Canela (RS)

Charmosa e aconchegante, a cidade de Canela fica a 135 km da capital Porto Alegre, na Região das Hortênsias da Serra Gaúcha. No inverno, as temperaturas podem cair para abaixo de zero. Neste período, é muito comum gear na região. Entre as principais atrações da cidade estão a Catedral de Pedra, eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010, o Parque Estadual do Caracol, que abriga a Cascata do Caracol e seus 131m de queda, o Parque da Ferradura com sua natureza exuberante e o Alpen Park, imenso parque de diversões de 60 mil m² e brinquedos para adultos e crianças, incluindo trenó, montanha russa, tirolesa, arvorismo, entre outros.

São Francisco Xavier (SP) – A 155 km da cidade de São Paulo, em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, fica São Francisco Xavier, um distrito de São José dos Campos. O cenário é composto por lindas paisagens, além de abrigar uma rica fauna. A temperatura é amena o ano todo devido à sua localização, mas no inverno o friozinho dá um toque todo especial. Entre as principais atrações do lugar estão as cachoeiras, como a do Roncador e a de Pedro Davi, e os passeios a cavalo que não podem faltar. A cidade tem uma aura romântica com opções de hospedagem bem charmosas e aconchegantes. A gastronomia é um ponto forte, com opções variadas de restaurantes que trazem desde receitas mais contemporâneas até pratos tradicionais do campo.

Itaipava (RJ) – Localizado na região serrana do Rio de Janeiro, Itaipava é um distrito da cidade de Petrópolis e fica a 93,8 km da capital fluminense. O destino une natureza exuberante, gastronomia requintada, pousadas aconchegantes e hotéis luxuosos. A alta temporada acontece no inverno e, neste período, o lugar tem uma vida noturna intensa. Uma das principais atrações é o Castelo de Itaipava, onde ocorre o Festival de Inverno, com uma extensa programação de eventos. Para o visitante que gosta de passeios ao ar livre, Itaipava é cercada por Mata Atlântica, com trilhas que revelam cachoeiras e mirantes com vistas espetaculares.

Domingos Martins (ES)

Localizada em uma região serrana, onde as temperaturas giram em torno de 12 graus e a neblina cobre a cidade, o charme e as belezas do lugar renderam a Domingos Martins o título de Cidade Mais Romântica do Brasil em 2008. No inverno, as temperaturas tendem a diminuir mais ainda e combinar com o charme da arquitetura local e o passeio de trem. Em julho acontece o XXIV Festival de Inverno de Música Erudita e Popular, maior evento de música clássica do Espírito Santo.

Santo Antônio do Pinhal (SP) – Se o objetivo do turista é fugir dos destinos de inverno mais badalados para ter lazer com tranquilidade, mas sem perder aconchego, Santo Antônio do Pinhal é o lugar indicado. A cidade está situada no coração da Serra da Mantiqueira, cercada por belas montanhas, a apenas 172 km de São Paulo e a 15 minutos de Campos do Jordão, agitada nesta época. Os mais aventureiros podem conhecer o Pico Agudo, com aproximadamente 1.700 m de altitude, cuja vista de 360° permite contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também do Vale do Paraíba. 

Guaramiranga (CE) – É surpreendente, mas no Maciço de Baturité, no Ceará, tem uma cidade que é apelidada de “Suíça cearense” e “Cidade das Flores”. Guaramiranga é uma região serrana onde os termômetros marcam entre 15ºC e 23ºC, muito mais amenas do que o litoral nordestino. Para quem quer curtir o visual e relaxar, é o lugar ideal. Agraciado pela natureza, o lugar também é propício para o ecoturismo. O município é conhecido pela variedade de flores e pela preservação ambiental, além das características históricas percebidas em suas construções.

Gravatá (PE)

Em pleno agreste pernambucano está a cidade que marca 10 graus no termômetro durante o outono e inverno. Gravatá faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco e atrai turistas por ser diversa e oferecer queijos, vinhos e chocolate quente, sem deixar de lado as tradições nordestinas no cardápio, como a famosa buchada de bode. O folclore regional também é lembrado em Gravatá e pode ser visto na produção de móveis rústicos e pequenos objetos de decoração. Quem busca natureza encontrará uma cidade cercada por matas, piscinas naturais e cachoeiras.