Em Off

Santos eleita a cidade com melhor projeto urbanístico do Brasil

24/06/2017

Santos foi escolhida como a cidade com o melhor projeto urbanístico do Brasil, pela Urban System, empresa que se dedica a analisar o uso de tecnologia nos municípios. 

Considerado o mais importante levantamento sobre cidades inteligentes e conectadas do País, o Connected Smart Cities analisou 700 cidades, a partir de 70 indicadores, divididos em 11 segmentos: Mobilidade, Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Governança, Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia.

 

Tecnologia e legislação
De acordo com o estudo, a evolução santista em urbanismo aconteceu graças a investimentos nas áreas de inovação, tecnologia e infraestrutura. Além disso, a cidade conta com leis de regimento do espaço urbano desta década, diferentemente de outros municípios de seu porte regidos por leis antigas. 


Ainda aponta o levantamento, a cidade de Santos segue para um modelo de cidade inteligente, com a construção do Centro Integrado de Gestão do Atendimento e Monitoramento Urbano de Santos (COS), funcionando nas áreas de trânsito, serviços públicos e segurança, visando principalmente a proporcionar uma resposta mais rápida e eficiente nas situações de crise ou de grandes mobilizações. 

 

Mobilidade urbana
O ranking aponta também que Santos avança na mobilidade urbana, contando com ciclovias e um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) com 15 km de extensão. Entre as promessas para o futuro estão: investir na padronização das calçadas no projeto “Calçadas para Todos”, implantar métodos sustentáveis nos prédios públicos e revisar o Plano Diretor e de Uso e Ocupação do Solo. 

Trabalho de anos
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa afirma que o prêmio é resultado um longo trabalho, iniciado em gestões anteriores. "Fomos reconhecidos pelo trabalho de planejamento urbano, de integração de políticas públicas e melhoria de qualidade de vida da nossa cidade. É um trabalho de muitos anos, feito há bastante tempo. Este prêmio é um incentivo para que possamos seguir em frente, trabalhar mais e melhor, e ter uma cidade cada vez mais desenvolvida e humanizada", disse.

 

FHC critica partidos e João Doria
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, considerado o principal líder tucano, afirmou que os partidos políticos perderam o respeito da sociedade e defendeu a construção de um movimento de centro para superar a atual crise que atravessa o país.

FHC voltou a defender que o presidente Michel Temer (PMDB) convoque as forças políticas e proponha eleições gerais antecipadas. O ex-presidente considera que o Brasil precisa de um movimento de "centro-progressista-democrático-popular", similar ao que levou Emenuel Macron ao poder na França. "Tem que juntar gente de vários partidos", afirmou.

O principal cacique tucano também criticou o prefeito de São Paulo, João Doria, de seu partido. "Isso aqui", disse (mostrando o celular), "está no meu bolso, não na minha alma, O mundo hoje tem isso aqui na alma. O prefeito de São Paulo está fazendo algum sucesso porque ele manipula isso aqui o dia inteiro. Ele mudou alguma coisa? Eu ainda não vi. Mas (mexer) ele sabe", conclui FHC.

As declarações do ex-presidente foram dadas durante evento a empresários do setor médico sexta-feira (23) em São Paulo.
 

Guarujá põe a Sabesp em xeque

O prefeito de Guarujá, Valter Suman, avançou mais uma casa na sua briga com a Sabesp. Após ter multado a empresa de saneamento diversas vezes, na quinta-feira (22) ele publicou um edital, abrindo a possibilidade de outras empresas apresentarem projetos para a operação dos serviços de água e esgoto na cidade.

"É um contrato de 30 anos, de grande porte, e não podemos dar continuidade às tratativas, sem saber exatamente o que Guarujá pretende nos seus próximos 30 anos", disse o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.

Ele garante que, caso a concessão do serviço deixe de ser da Sabesp, os munícipes não sofrerão desabastecimento. E mandou um recado à Sabesp: "Caso seja necessário, a Advocacia Geral do Município adotará as medidas cabíveis. No entanto, acreditamos no bom senso da empresa atual de que o serviço não será interrompido até que possamos finalizar todo o procedimento". 

 

Insatisfação
Nos últimos 12 anos, a Prefeitura de Guarujá aplicou um total de R$ 998,9 milhões em multas à Sabesp, sendo R$ 17 milhões apenas este ano. A maior parte por conta de vazamentos de esgoto nas praias.
 

Cubatão cobra reparos
Em Cubatão, o prefeito Ademário Oliveira (PSDB) também manifestou seu descontentamento com a atuação da Sabesp. Em reunião na quarta-feira (21), com o superintendente da empresa, João Queiroz Prado, o prefeito cobrou um cronograma de obras, para resolver problemas ocasionados por obras da Companhia. Levantamento da Prefeitura relaciona cerca de 500 ocorrências, como buracos, tampas de bueiros desniveladas e vazamentos de esgoto.