Baixada Santista

Guarujá celebra Dia de São Pedro neste domingo (2)

28/06/2017

Uma data comemorativa mais antiga que o próprio Natal – o Dia de São Pedro é celebrado nesta quinta-feira (29) pelos fiéis de todo o mundo. Com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), a capela com o nome do santo, localizada no Perequê, em Guarujá, e que faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, comemora a data neste domingo (2), com uma grande festa para toda população. 

As comemorações se iniciam na Comunidade São Pedro (Rua Novo Horizonte, s/n°), a partir das 10h, com a concentração dos fiéis para a procissão a qual peregrinará com a imagem até a orla da praia. Em seguida, por volta das 11h, será celebrada uma missa campal. 

Logo após o encerramento das celebrações na parte da manhã, a programação seguirá com a procissão de barcos pela orla marítima do Perequê; depois, será realizado um almoço com a distribuição de lanches e pratos da cultura caiçara, que vai desde o tradicional peixe assado na folha de bananeira até o pirão, entre outras comidas típicas. 

O cronograma de atividades se encerra às 20 horas com o concurso de barcos que premiará a embarcação mais enfeitada. Além disso, a região realiza o seu último dia de quermesse com suas barracas e atrações musicais.