TV em Transe

Do amor ao rancor

29/06/2017

Jorge Pontual falou sobre os 50 anos do “verão do amor”, que marcou a explosão do movimento hippie, em São Francisco, em 1967. E Alan Severiano mostrou o drama das Ilhas Marshall, paraíso escondido no Pacífico que pode desaparecer por conta das mudanças climáticas e elevação do nível dos oceanos. Um país que ainda lida com as consequências dos inconsequentes testes nucleares realizados pelos EUA na região após a segunda guerra.

Duas reportagens com uma conexão: a mesma pátria que gerou um movimento celebrando a liberdade e o amor, despertando também sobre a importância da preservação do planeta, hoje é governada por um ser sinistro que, no início do mês, tirou seu país do Acordo do Clima de Paris – tratado assinado por 130 nações com metas para reduzir os índices de poluição da Terra. Atitude que pode representar uma pá de cal sobre o destino de quem? Das Ilhas Marshall.

Endemol 1 – Assim como o “Caldeirão do Huck”, o “Domingão do Faustão” há muito tempo vive à base de quadros com formatos adquiridos no Exterior. É o caso do “Show dos Famosos”, mais recente sucesso da atração dominical. Curiosamente, a versão nacional do “Your Face Sounds Familiar”, da produtora holandesa Endemol, já tinha sido feita por aqui antes, no SBT, em 2014, em 2014, com o nome “Esse Artista Sou Eu”. No Faustão o quadro tem rendido boa audiência e repercussão, principalmente quando rola alguma saia-justa entre jurados e participantes – casos de Cláudia Raia x Eriberto Leão e Miguel Falabella x Samantha Schmutz (domingo passado). Em ambos, aliás, Raia e Falabella desfilaram arrogância. 

 

Endemol 2 – Outra recente versão brasileira de uma criação da Endemol com bons resultados foi o “Dancing Brasil”, na Record. O “Dancing with the Stars” tupiniquim levantou o moral de Xuxa Meneghel, que até então claudicava na emissora. A final foi exibida segunda-feira (26), e a segunda temporada já tem data de estreia: 24 de julho. Ou seja: como deu certo, vão praticamente emendar uma na outra, o que pode gerar um desgaste na audiência.

Tesoura – A Globo exibiu domingo de tarde, antes do futebol, o filme “John Carter – Entre Dois Mundos”. Ou melhor, exibiu um “resumo” da fita… Produzida em 2012 pela Disney (e um tremendo fracasso de bilheteria), a história tem 132 minutos de duração. E o que fez a Globo? Reduziu para 70!!! O que já era ruim ficou ruim e sem pé nem cabeça!