Notícias

Dores nas articulações pode ser sinal de artrite reumatoide

01/07/2017

Inchaço doloroso nas articulações das mãos e dos pés pode ser sinal de artrite reumatoide, doença inflamatória crônica que acomete cerca de 1% da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano.

A reumatologista Tatiana Molinas Hasegawa, do Centro de Qualidade de Vida (CQV), explica que, além de causar problemas nas juntas, a artrite reumatoide, em alguns casos, pode afetar outros órgãos do corpo, como pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos. "Ela interfere no revestimento das articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular". 

Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, desde crianças até idosos. Tatiana explica que, na infância, entre dois e 15 anos, o quadro é chamado de artrite reumatoide juvenil. Na fase adulta, recebe o nome de artrite reumatoide. Segundo a Sociedade Brasileira de Autoimunidade, a incidência de artrite reumatoide é de três mulheres para cada homem. 
 

Causas diversas
Diferentes fatores podem causar artrite reumatoide. Além dos fatores genéticos, considerados a principal causa, a doença pode estar associada a infecções virais e bacterianas. "Vírus e bactérias podem cair na corrente sanguínea e desencadear um desequilíbrio no sistema imunológico, resultando assim num quadro de artrite reumatoide", alerta Tatiana. Ela conta que infecções urinárias, dores de dente e dores de garganta são alguns dos fatores que podem levar ao problema.

 

Fatores de risco

• Ser mulher, uma vez que a doença afeta três vezes mais mulheres que homens
• Ter parentes próximos com artrite reumatoide. Mas esse fator não é absoluto. Existe apenas uma chance maior de se ter a doença comparando-se com alguém que não tenha nenhum caso na família
• Fumantes, mesmo que sejam apenas fumantes passivos
• Pessoas expostas a poluentes do tipo sílica, elemento principal que constitui a areia.