Notícias

Passaportes para o externo

01/07/2017

As portas e janelas da nossa casa são como passaportes para o mundo externo. Por serem essenciais em um lar, merecem atenção constante no que diz respeito à conservação, para que fiquem sempre como novas e cumpram sua principal função: manter a casa em segurança. Separamos algumas dicas de cuidados para que suas janelas e portas durem mais. 

Limpeza delicada 
Conservar essas partes tão importantes de uma residência começa pela limpeza, que exige dedicação. O ideal é sempre usar esponjas ou panos macios, com uma solução caseira, à base de água e detergente neutro, no caso de portas e janelas de alumínio. Evite detergentes com saponáceos e materiais abrasivos, como esponjas de aço, que arranham e podem destruir o material. O mesmo vale para produtos ácidos ou alcalinos, que mancham e tornam a pintura opaca. 

Para as portas e janelas de madeira, o ideal é passar uma flanela seca. Se o modelo for laqueado, umedeça levemente um pano limpo e seque logo em seguida para que o excesso de água não penetre na madeira e estufe o material.

Se a janela ou porta for de correr, observe a limpeza dos trilhos, para evitar que ela emperre. Esses locais sempre acumulam sujeira externa, criando crostas que prejudicam o bom funcionamento das roldanas, por exemplo. Para limpar cantinhos mais difíceis, use um pincel de cerdas macias.

Aço ou vidro
Os cuidados com janelas e portas de aço ou vidro devem ser um pouco mais cautelosos. No caso do aço, é comum que a sujeira seja por conta da ferrugem. Lixe bem todas as partes enferrujadas ou utilize um removedor de ferrugem e pinte a porta depois de usar o produto. Para portas e janelas instaladas na parte externa da casa, aplique uma camada de esmalte ou verniz.

Para os vidros, aposte, novamente, na solução caseira: água, uma colher de chá de detergente neutro e uma tampinha de álcool ou meio copo de vinagre. Passe em pequenas áreas da porta e vá enxugando logo em seguida. O uso de jornal umedecido com álcool também é uma ótima opção. No mercado, você encontra produtos específicos para limpar vidros.
 

Lubrificação essencial
Para lubrificar as dobradiças das portas e estruturas das janelas, não use produtos derivados de petróleo, como removedores e vaselina. Apesar de oferecerem brilho, com o tempo, reduzem a vida do acabamento e ressecam plásticos e borrachas. Existem lubrificantes em spray específicos para isso.