Simplesmente Vinho

Degustando o Champagne Billecart – Salmon

01/07/2017

Enoleitores,
Visitando um já tradicional evento de vinhos, entre tantos expostos, tive a oportunidade de degustar um produtor de champagne que muito me agrada (embora fizesse algum tempo que não as bebesse): as da Casa Billecart – Salmon.

 

Esta casa surgiu em 1818, da união entre Nicolas François Billecart e Elisabeth Salmon. Vindos de famílias de produtores de vinho, iniciaram a elaborar em um pequeno vilarejo na vizinhança de Mareuil-sur-Ay e próximo a Epernay.

Próxima a completar 200 anos, ela foi fundada numa época de ouro para os champagnes, e se mantém muito bem posicionada até os dias de hoje.

As apresentadas e trazidas regularmente ao Brasil são as mais comuns, não safradas, mas vale a pena conhecer. Entre elas, degustamos a Billecart – Salmon Brut Réserve, que apresentava uma cor amarelo verdeal, perlage fina, leve e persistente; no nariz, sentíamos frutas brancas, frutas secas, toque mineral; no paladar, seca, fresca, elegante, longa, deixando na boca uma amêndoa torrada. 

Seguimos com a Billecart – Salmon Vintage: de coloração amarelo dourado, perlage fina e duradoura; aromas de frutas brancas e mineral; na boca, seca, ótimo frescor, elegante, longa, sentindo-se frutas secas. 
A última foi a Billecart – Salmon Brut Rosé: visualmente, mostrava um rosado apagado tipo casca de cebola, perlage fina e persistente; exalava frutas vermelhas e morango; no gustativo, seco, boa acidez, longo, deixando uma boa fruta na boca.

Esta empresa se orgulha de ainda se manter familiar, apesar de a maioria na região já ter sido incorporada por grandes grupos de investidores. É administrada pelos irmãos François e Antoine Roland – Billecart, pertencentes à sexta geração nesta casa ainda supervisionada pelo pai Jean Roland – Billecart. A champagne mais valorizada e produzida é a Cuvée Clos de Saint – Hilaire (são produzidas apenas 7,5 mil unidades em anos considerados excepcionais).

Enoabraços e uma ótima semana a todos!