Notícias

O uso de medicamentos durante o aleitamento

01/07/2017

O incentivo ao aleitamento materno é unanimidade entre os profissionais da saúde. São poucas as situações em que ele é desaconselhável. Assim, é muito importante que a sociedade em geral dê suporte aos pais para que mantenham essa prática, de forma exclusiva, até os seis meses de vida. Às mães têm de ser dado todas as informações possíveis para que esse momento sublime da vida não seja transformado em inquietações.

Medos e aflições são naturais quando a mãe faz uso de medicamentos durante o período do aleitamento. A maioria dos remédios é compatível com o ato de mamar no peito. Nem todos os medicamentos passam para o leite. Entre os que aparecem no leite, alguns se apresentam em pequenas concentrações, insuficiente para causar danos ao bebê. Por exemplo, os antidepressivos sertralina e paroxetina são mais seguros do que a fluoxetina. 

Todo medicamento usado, mesmo em um adulto, baseia-se na relação entre o risco e o benefício que ele provoca. O médico, ao escolher o medicamento, procura as melhores alternativas. Quando os medicamentos apresentam maior risco à criança, é possível monitorar as concentrações do medicamento no sangue da mãe e/ou do bebê. Além disso, mesmo em quantidades menores, os efeitos da substância podem ser controlados. A mãe precisa verificar mudanças nos padrões de sono da criança, da respiração ou das fezes.
Obviamente, nem todos os medicamentos foram testados com as nutrizes, por questões de risco e éticas, porém muitos medicamentos têm seu uso histórico nas mães que amamentam, desses estudos, se sabe quais são os que apresentam menores riscos. Alguns medicamentos são mais seguros para os bebês e o médico pode escolhê-los.

Existem três categorias de medicamentos quanto sua segurança durante a lactação. Tem aqueles que é sabidamente seguros, por sua história de uso em crianças. Aqueles que podem ser usados, porém merece atenção sobre seus efeitos sobre o bebê. E aqueles totalmente contraindicados. Nesse caso a o aleitamento deve ser substituído, preferencialmente por leites provenientes de bancos de leite. Na impossibilidade do leite natural de outras mães, o uso de preparações substitutas do leite materno.

A OMS elaborou um documento em que apresenta situações médicas aceitáveis. Do mesmo modo, o Ministério da Saúde mantém uma lista dos medicamentos classificados quanto a sua segurança no uso durante o aleitamento. De um modo geral, apenas hormônios e medicamentos antineoplásicos (contra o câncer) são contraindicados. Nas demais classes de medicamentos, sempre é possível encontra-se um opção mais segura.

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.