Esportes

Suelen Altheman é convocada para o Mundial de Judô em Budapeste

03/07/2017

Vice-campeã mundial em 2013 e 2014, a judoca Suelen Altheman (Unimes/EC Pinheiros) vai buscar o tão sonhado ouro na principal competição desta temporada. Ela foi uma das nove competidoras convocadas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) nesta semana para disputar o Mundial, a ser realizado em agosto, na cidade de Budapeste, capital da Hungria.

Neste ano, a atleta foi prata no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. Somando 1926 pontos e figurando entre as oito melhores judocas da categoria peso pesado (+78kg) no ranking mundial, Suelen aproveitou o começo da temporada para apostar nos períodos de aclimatação em outros países, como o Japão, e agora, ficando mais um tempo na Espanha. 

“É uma forma de poupar meu físico e focar bem o que preciso trabalhar para o Mundial”, explicou a atleta de 28 anos. Em 2016, a atleta foi considerada a melhor judoca do período pré-olímpico, conquistando seis medalhas antes da Rio 2017. Confiante, Suelen se mostra determinada e sem medo de lesões – na edição 2014 do Mundial, a judoca acabou lesionada e teve que passar por uma delicada cirurgia de reconstrução de três ligamentos do joelho direito.

Na ocasião, ela disputava a final contra uma de suas maiores rivais, a cubana Idalys Ortiz. “Fiquei oito meses afastada de disputas, foi um período difícil. Mas já é página virada. Quero buscar o ouro inédito e dar essa alegria para a torcida do Brasil, especialmente de Santos, que tenho orgulho de representar”, diz Suelen, determinada. 

Além da preparação para o Mundial, Suelen já vê perspectivas positivas quanto aos treinamentos, rumo à tão sonhada conquista olímpica. Experiente, disputou os ciclos de Londres-2016 e Rio-2016 e, agora, sonha com uma medalha em 2020, na terra do Sol Nascente. “Como eu posso perder essa Olimpíada, gente? Justo no Japão, o berço do judô? Vai ser muito especial, vai ser ‘a’ Olimpíada”.