Destinos no Exterior

Bariloche: charme, neve e adrenalina

08/07/2017

Neste domingo (9) começa oficialmente a temporada de inverno em Bariloche, destino no norte da Patagônia argentina que nesta época do ano também é chamada de Brasiloche, tamanha a quantidade de brasileiros que atrai. Este ano, o volume de neve está acima do esperado para o período e há várias novidades na área urbana. Com os novos voos diretos pela Azul e Latam, a cidade espera ainda mais viajantes do Brasil, que, durante toda a temporada, serão acolhidos com apresentações de música de câmara e presenteados com chocolates produzidos na própria cidade.  

San Carlos de Bariloche está localizada na Província de Rio Negro, na região dos lagos andinos. É um ótimo destino para quem quer esquiar ou apenas se divertir com a neve, fenômeno raro em terras tupiniquins. Esquibunda, tubing, trenó motorizado, as opções são variadas e o que vale é a brincadeira.

A região é margeada pelo imponente Lago Nahuel Huapi, com seus 550 km² e uma profundidade média de 157 metros. As paisagens alpinas são desenhadas por pinheiros, araucárias e lagos de águas cristalinas entre montanhas cobertas de neve no inverno, mas muito verdes entre a primavera e o outono. É um lugar com natureza privilegiada, boa estrutura e uma enorme variedade de passeios para explorar suas belezas.

 

Novidades na temporada
Para esta temporada o centro de Bariloche ganhou uma passarela com opções de comércio e serviços, como novas chocolaterias e cervejarias, além das tradicionais confeitarias e casas de chá que combinam tão bem com dias frios. Por sinal, o charmoso recanto argentino abriga uma das únicas confeitarias giratórias do mundo, em Cerro Otto, muito próximo do centro da cidade, com acesso via teleférico. Na dúvida na hora de escolher entre as delícias do cardápio, a dica é o Goulash com Spätzle, uma tábua de frios defumados, com salmão, truta, carne de cervo e javali, queijos, patês e pães. Ou um fondue para esquentar.

 

'Nadando' em neve
O Cerro Catedral, maior centro de esportes de neve na América do Sul, é parada obrigatória entre os viajantes, com 53 pistas e 39 teleféricos, a 1.030 metros de altitude. Mas não é filho único. Bariloche possui cinco grandes estações de neve. Além de Cerro Catedral, há os centros Piedras Blancas, o Espaço Neumeyer, o Centro de Ski Nórdico e o Teleférico Co. Otto. Passeios de teleférico acabam sendo constantes no cotidiano do turista que visita o lugar e, entre eles, ganham destaque o Cerro Otto e o Cerro Campanario (considerado o local com melhor vista na cidade). 

Esses locais contam com infraestrutura de serviços, como restaurantes e bares, além de aulas de esqui para adultos de crianças, aluguel de equipamentos, vendas de roupas, espaço para os pequenos passarem o dia, entre outras opções. Além do esqui tradicional, existem trenós para as crianças, trilhas, passeios de quadriciclo e cavalgadas na neve.

 

Adrenalina e competição

Para os fãs do esporte, Bariloche tem um atrativo a mais este ano. Pela primeira vez, sediará de 6 a 10 de dezembro o FIS Snowboard Cross World Cup, competição que irá reunir mais de 200 atletas de 100 países confederados em Cerro Catedral. As provas são classificatórias para os jogos olímpicos de inverno da Coreia, em 2018. Na modalidade, de quatro a seis atletas descem simultaneamente uma superfície inclinada, vence quem completar a prova primeiro.
 

Para os fãs de água

Composta por lagos de águas cristalinas, a região é ideal para passeios de barco e para pesca. Entre esses passeios, os mais populares são os de Isla Victoria e Bosque Arrayanes, o de Puerto Blest e o Cascara de Los Cántaros. Outra dica e começar o roteiro pelo Circuito Chico, que percorre as margens do Lago Nahuel Huapi. O visual é um espetáculo por si só. O turista faz paradas nos mirantes para fotos e observação, inclusive é possível fazer uma selfie com um cachorro São Bernardo, raça robusta e popular na cidade.

 

Sossego e rusticidade

É o que vai encontra quem se aventurar até a Villa La Angostura, a 80 km de Bariloche, do outro lado do lago Nahuel Huapi e já na província de Neuquén. Sua estação de esqui, Cerro Bayo, é tida como uma estação-butique. Fora da temporada de neve, Villa La Angostura é o ponto de partida da Rota dos 7 Lagos, uma estrada de cascalho que funciona da primavera ao outono e leva a outro vilarejo encantador da região, San Martín de los Andes, à beira do lago Lácar, onde fica a estação de esqui Chapelco.